Cinema

Modelos atuais e históricos ganham personalização em miniatura

Réplicas podem ser motorizadas ou para exposição

Juntar a paixão dos carros antigos com o hobby do automodelismo de rádio controle. Essa foi a idéia de Marcelo Torns ao criar a Classics RC, empresas especializada em personalização exclusiva de carros na escala 1/10. As bolhas, como são chamadas as carrocerias, são feitas em policarbonato de alta resistência para suportar o impacto sofrido pelas miniaturas quando são encaixadas nos chassis – carros elétricos.

Segundo Torns, este segmento está tomando conta dos brasileiros aficcionados por carros, representado por um público muito diversificado, principalmente com a popularização dos chassis elétricos, que são silenciosos e de simples manutenção. "E tem uma vantagem, são velozes também, podendo chegar facilmente aos 100 km/h, dependendo da configuração escolhida e o proporcional investimento. Se você é um novato, ou se você é um ‘hobbysta experiente, o rádio controlado elétrico pode oferecer a velocidade e o divertimento que procura com pouquíssimo, ou quase nenhum trabalho, somente carregando as baterias e colocando no carro", explica.

Ele conta ainda que, como é responsável por reproduzir a personalidade de cada carro e do dono dele, para desenvolver cada projeto, reúne o maior número de fotos e dados sobre o veículo do cliente e, a partir disso, modifica os adesivos, as rodas, e todos os detalhes necessários para que fique o mais próximo do original.

Seu primeiro cliente a encomendar uma miniatura igual ao modelo original – uma Caravan 79 – foi um representante comercial. "Ele queria poder acelerar um carro de controle remoto, mas que fosse do jeito da Caravan que possuía", diz Marcelo, acrescentando que o cliente ficou entusiasmado. "Ficou igualzinho, até as rodas – um modelo cromado – ficaram idênticas", revela.

Torns conta que personalizou um modelo Opala 75 amarelo para um menino de 7 anos e logo após, a irmã de 11 anos encomendou um também. "Quando entreguei o carro com a bolha pronta do Opala 75 nas cores rosa ‘chiclete e branco, os olhos da menina brilhavam, e na ocasião vestia roupas nas cores do carro. Parecia que havia ganhado uma boneca, mas era um automodelo de controle remoto", brinca Marcelo.

Estático ou móvel

O cliente decide se quer um carro estático – para colocar de enfeite ou se quer que sua miniatura ganhe um chassi (com direito a motor elétrico e controle remoto). Na maioria das vezes, os donos dos carros querem ver mesmo são as suas réplicas acelerando.

De acordo com Marcelo, da inauguração, em novembro de 2010, até hoje, foram mais de 300 bolhas personalizadas entregues, que vão dos modelos totalmente originais até os modelos dos carros dos pilotos de arrancada.

Na Classics RC, completa, o cliente poderá encontrar alguns modelos como: Opala e Caravan (ano 75 a 79); Gol, Parati e Saveiro (ano 91 a 96 e geração 3) ; Maverick ; Passat (ano 74 a 77); Fusca (ano 53) e Fafá ; Mustang (ano 66 e 2008); Voyage (ano 2010) ; Camaro (ano 68 e 2010), entre outros. Mais informações podem ser obtidas no site www.classicsrc.com.

Posso ajudar?