"Alma Lírica Brasileira" é o novo trabalho de Mônica Salmaso, que ela apresenta neste domingo, dia 11, no Adamastor Centro. Ao lado de Nelson Ayres (piano) e Teco Cardoso (saxofones e flautas), a cantora mostra o lado erudito e jazzístico dos músicos.
O universo lírico da música brasileira está no repertório do show, que traz canções como "Lábios que Beijei" (J. Cascata e Leonel Azevedo), "A História de Lily Braun" (Edu Lobo/Chico Buarque) e "Trem das Onze" (Adoniran Barbosa), "Melodia Sentimental" (Villa Lobos), "Derradeira Primavera" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), "Meu Rádio e Meu Mulato" (Herivelto Martins) e "Promessa de Violeiro" (Raul Torres e Celino).
O álbum "Alma Lírica Brasileira" é o sexto da discografia da cantora paulista. Mônica lançou seu primeiro CD, "Afro-Sambas", em 1995 com o violinista Paulo Bellinati. Três anos depois, foi a vez de "Trampolim", disco que lhe rendeu o Prêmio Visa MPB naquele ano.
Na sequência vieram "Voadeira", de 1999, "Iaiá", de 2004, e "Noites de Gala, Samba de Rua", 2008. Este último virou um CD e DVD ao vivo. Mônica também participou do CD "Carioca" de Chico Buarque.