O tênis brasileiro não tem mais representantes na chave masculina de simples de Roland Garros. Nesta quinta-feira, Thiago Monteiro, o último representante do País que estava vivo no Grand Slam parisiense, caiu ao perder para o francês Gael Monfils, o 16º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/1, em 1 hora e 31 minutos.
Assim como ocorreu com o número 95 do mundo, os outros dois brasileiros perderam na segunda rodada de Roland Garros. Foram os casos de Thomaz Bellucci, que caiu para o francês Lucas Pouille, e de Rogério Dutra Silva, superado pelo canadense Milos Raonic. Em comum entre os algozes, está o fato de serem tenistas do Top 20 e cabeças de chave em Paris.
Nesta quinta, Monteiro ofereceu pouca resistência a Monfils. Após confirmar o seu primeiro game de serviço, o segundo do jogo, o brasileiro perdeu o seu saque no quarto e sexto games, sendo facilmente superado por 6/1 na parcial inicial.
O segundo set foi bem mais equilibrado e cheio de quebras de serviço – foram cinco em dez games disputados. Monfils largou com uma logo no primeiro game, mas Monteiro devolveu no quarto, só que perdendo o seu saque no quinto e no sétimo. No oitavo game, com mais um break point convertido, o brasileiro adiou o triunfo do francês, que acabou sendo assegurado no décimo.
Em vantagem, Monfils sobrou no terceiro set. O francês abriu 4/0, viu Monteiro confirmar o saque apenas uma vez, no quinto game, para depois garantir novo triunfo por 6/1 e a sua passagem à terceira fase de Roland Garros, quando vai encarar o vencedor do duelo entre o compatriota Richard Gasquet e o dominicano Victor Estrella Burgos.
OUTROS JOGOS – O sul-africano Kevin Anderson, número 56 do mundo, surpreendeu ao eliminar o australiano Nick Kyrgios, 19º colocado no ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4, 6/1 e 6/2, e agora vai duelar com o britânico Kyle Edmund (49º). Já o uruguaio Pablo Cuevas (23º) aplicou um triplo 6/4 no argentino Nicolas Kicker.