Em busca de uma solução para a condição de saúde de seu filho, que sofre de bronquite, uma moradora do bairro Bela Vista, que preferiu não revelar sua identidade, relatou estar encontrando sérias dificuldades para obter o atendimento pediátrico na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cidade Martins. De acordo com ela, os problemas são ocasionados por constantes falhas no sistema tecnológico e também pela ausência de conexão de internet.
"Fui cinco vezes no posto de saúde, aqui, da Cidade Martins pra tentar marcar com o pediatra e toda vez que eu vou lá eles me dizem que o sistema caiu e não estavam mais liberando as senhas. Só que na última vez que estive no local, um funcionário foi sincero com as pessoas que estavam lá aguardando na fila e ele falou que há alguns dias a unidade ficou o dia inteiro sem sistema", declarou a moradora.
Além de destacar os prejuízos causados à população, ela também revelou o pedido de funcionários da UBS para que os munícipes se mobilizem e cobrem explicações da Prefeitura sobre os mais variados tipos de incidentes e descasos que ocorrem com a saúde pública no município. "Um funcionário até brincou pedindo pra gente ir, pra fazer escândalo e brigar mesmo, porque é lá que tem de ir e não aqui no posto porque eles não têm culpa de nada. Essas falhas acontecem também por falta de pagamento da Prefeitura da conexão de internet e por isso que estava tendo esse problema", explicou.
Já a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que aquela unidade de atendimento possui profissionais suficientes para a devida prestação de serviço. Entretanto, a Pasta também ressaltou que para que sejam atendidos é necessário o munícipe ter em mãos o seu cartão SUS (Sistema Único de Saúde), e que no caso de encaminhamento para outras especialidades o tempo de espera é de mais de 1 hora.
"A UBS Cidade Martins conta com 3 pediatras, 1 clínico, 2 ginecologistas e 2 médicos de família. O atendimento nestas especialidades é imediato com a apresentação do cartão SUS. Quando houver necessidade de encaminhamento para outras especialidades em outros serviços há uma demora estimada em 1h30 para marcação da consulta".
Sobre os problemas com conexão à internet, a Secretaria não se pronunciou.