Uma moradora do bairro Cecap, de 40 anos, relatou dificuldades para dar continuidade a um atendimento ginecológico na Policlínica do Cecap, em Guarulhos. No final do ano passado, a UBS (Unidade Básica de Saúde), depois de ser reformada, ganhou a nomenclatura de policlínica, apesar de não funcionar como uma, onde uma série de especialidades são ofertadas à população.
Segundo ela, apesar de ter conseguido realizar exames solicitados por médica da unidade, não há agenda disponível para retorno ou novas consultas com ginecologista.
De acordo com o relato, o atendimento inicial ocorreu no começo do ano, quando a paciente passou por consulta ginecológica e recebeu pedidos de exames. O papanicolau foi realizado recentemente, e o exame transvaginal já está agendado. O problema, segundo a usuária, começou no momento de tentar marcar o retorno.
“Fui à unidade para marcar a volta com a médica, mas fui informada de que não há agenda aberta e nem previsão de quando haverá atendimento”, disse.
Ausência de previsão de consultas
Ainda segundo a moradora, funcionários informaram que não é possível marcar consulta com antecedência e que a orientação é comparecer pessoalmente à unidade diariamente para verificar se há vaga disponível. O atendimento não é feito por telefone e a policlínica não funciona aos fins de semana.
“Eu trabalho de semana. Tenho que sair do serviço toda hora para ir lá perguntar se tem médico. Eles mesmos ficam sem saber o que dizer. Mandam voltar outro dia, sem data certa”, afirmou.
Ela também relatou que não há agenda disponível nem para ginecologia nem para clínica geral na unidade.
“Na prática, piorou”
Usuária da antiga UBS Cecap, ela diz que a situação hoje é pior. “Antes sempre teve agenda. Podia demorar, mas existia. Agora não tem ginecologista, não tem clínica geral. Só mudou a fachada”, resume.
Ela destaca ainda que enfrenta um problema ginecológico que exige avaliação médica, mas segue sem diagnóstico por falta de profissional disponível.
Mudança para Policlínica
A unidade do Cecap passou recentemente por mudança visual, deixando de ser UBS para se tornar policlínica, dentro da proposta da Prefeitura de ampliar o acesso a especialidades médicas. No entanto, segundo o GWEB apurou, a unidade segue oferecendo apenas clínica geral, pediatria e ginecologia, como todas as UBS da cidade.
Procurada, a Prefeitura de Guarulhos ainda não informou se há previsão para normalização do atendimento ginecológico na unidade.


