Moradores da Vila Itaim e Vila Any, em Guarulhos, encaminharam ao GuarulhosWeb uma reclamação sobre a linha 349- Itaim Paulista, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), operada pela empresa Vila Galvão. Segundo conta Renan Silva, representante dos usuários, o itinerário não atende as necessidades dos passageiros. Ele informa que o número de veículos é pequeno. Quando há qualquer quebra, a empresa demora para repor, deixando os passageiros sem opção. Eles solicitam também que a linha seja prolongada para a Vila União via Shopping Bonsucesso, avenida Santos Dumont, até o Terminal Metropolitano Taboão.
Atualmente, a linha 349 vai do Parque Braspilia até o Itaim Paulista, em São Paulo, passando pelos bairros Leblon, Pimentas e Marcos Freire.
Conforme a reclamação que perdura há anos, eles denunciam que perueiros clandestinos agem na região para inibir os motoristas a cumprirem os trajetos até o final. Dizem ainda que, devido à interdição da ponte da Vila Any, que liga o bairro até São Paulo, enquanto uma nova não é inaugurada, os perueiros induzem os passageiros a entrar nas vans, a partir do supermercado Nagumo, próximo à estação da CPTM do Itaim Paulista, levando-os até a divisa. De lá, são conduzidos pelos clandestinos para outros veículos que vão até o conjunto Marcos Freire.
Em uma resposta prestada pela EMTU ainda em 2014, a empresa informou que faria uma avaliação da situação da linha a fim de promover melhoras. No entanto, segundo o representante dos moradores, isso nunca ocorreu. Eles pedem providências urgentes.
RESPOSTA DA EMTU
Sobre a linha 349 e a criação de linha entre a Guarulhos (Vila União) e São Paulo (Itaim Paulista), confirmamos terem sido mantidas, em 2014, conversações com as Prefeituras de Guarulhos e São Paulo. A Prefeitura de São Paulo não se manifestou sobre o pedido até esta data. A Prefeitura de Guarulhos indeferiu a proposta em fevereiro de 2014 inviabilizando, desta forma, a continuidade do processo de análise de criação da linha.
Esclarecemos ainda que a oferta encontra-se estabilizada na faixa de 150 usuários/dia, considerada adequada à demanda.