Cidades

Moradores da Vila Augusta reclamam das caçambas deixadas na rua por condomínio

Prefeitura não soube informar se fiscalização de caçambas foi realizada no local

Guarulhenses que residem na rua Professor Ferreira Paulino, na Vila Augusta, reclamam que a via virou um depósito de caçambas e restos de materiais de construções, em função do condomínio Parque Clube, localizado na rua Augusta, 183. Os moradores relatam que desde o início das obras do condomínio acabou o sossego da rua por causa do acúmulo de entulhos.

A vendedora Patrícia Aguena, 43 anos, comenta que uma caçamba chegou a ficar mais de 30 dias na rua acumulando resíduos sólidos, inclusive um sofá, em que atearam fogo. "Há quatro anos, desde que o condomínio começou a ser construído, vivo um inferno. Já destruíram a calçada da minha casa, mas obriguei a construtora a refazer, e agora sofro com o acúmulo de materiais nas caçambas porque aparecem ratos, baratas dentro da minha residência".

Quando o advogado Wagner Garcia, 54, foi fazer uma reclamação para os responsáveis do condomínio recebeu a informação que o Parque Clube não tem nada a ver com os entulhos colocados na rua Professor Ferreira Paulino.

Segundo o zelador, Alexandre Resende Bastos, as cinco caçambas, que até ontem de manhã estavam na rua, não são de responsabilidade do condomínio e sim dos proprietários que estão realizando obras dentro dos apartamentos.

O condomínio Parque Clube justifica que a colocação das caçambas é feita na rua Professor Ferreira Paulino devido à entrada de serviço situada na mesma via. "Existem mais de dois mil prestadores de serviços entrando e saindo do condomínio pela área de serviço, infelizmente não tenho como impedir que entulhos sejam colocados de forma incorreta ao longo da extensão da rua", salienta o zelador.

No momento em que a reportagem do HOJE estava no local, funcionários do condomínio começaram a retirar sacos com restos de materiais de construção da calçada, descartados de forma irregular, para depois jogarem nas caçambas. Bastos frisou mais uma vez que a responsabilidade é do proprietário e não do condomínio.

Até o fechamento desta edição, a prefeitura não soube informar se foi realizada uma fiscalização das caçambas na rua Professor Ferreira Paulino e quais são as condições que demonstram as irregularidades de uma caçamba colocada em uma via pública.

Posso ajudar?