Whatsapp

Moradores da Vila Endres convivem com escorpiões, lixo e insegurança

O GuarulhosWeb recebeu neste sábado diversas reclamações de moradores do condomínio Auta, localizado na avenida Carlos Ferreira Endres, na Vila Endres, relatando diferentes problemas, incluindo o aparecimento frequente de escorpiões, até nos apartamentos de andares altos dos prédios, conforme já foi relatado em janeiro do ano passado e na última quinta-feira. 
 
“Estamos vivendo uma situação de calamidade. Aqui é terra sem lei. Divisa de Guarulhos e apesar de ser uma região que está crescendo com vários empreendimentos imobiliários parece que a Prefeitura não enxerga o nosso bairro”, disse um morador, que elencou diferentes problemas. 
 
Segundo conta, os moradores do Atua, que conta com 450 apartamentos, já registram há cerca de anos anos reclamações na Prefeitura sobre o abandono dos terrenos da Bandeirantes (EDP) e da empresa Gail, localizados ao lado do condomínio. “Esse abandono está levando ao condomínio a presença constante de escorpiões. No condomínio moram mais de 200 crianças”. 
 
Ainda conforme os relatos, há lixo em todas as calçadas. “A comunidade que vive em terreno invadido joga o lixo no meio da rua pois o caminhão de lixo da Prefeitura não entra na comunidade, mas a Prefeitura também não instala lixeiras nas ruas”. 
 
O morador também cita que já ocorreram vários acidentes por falta de sinalização nas proximidades do condomínio. “Não tem placas, lombadas, radares, nada que impeça a imprudência dos motoristas que saem da Fernão Dias a 90 km/h e não reduzem a velocidade ao entrar no bairro. Sem contar os bêbados”, diz.. 
 
Outra moradora do condomínio critica ainda a falta de linhas de ônibus nas proximidades, o que gerou inclusive outras publicações do GuarulhosWeb ao longo do ano passado. “Não tem iluminação e policiamento eficazes, já que assaltam e roubam carros direto por aqui”. Segundo contam, a Polícia Militar faz no máximo uma blitz por mês no local. “Eles só passam por aqui durante o dia quando o Posto da Previdência Social que abriram aqui próximo está aberto. Ou seja, terra sem lei, sem segurança, sem nada”.
 
 
O GuarulhosWeb encaminha esta demanda aos setores responsáveis. Assim que houver alguma resposta, ela será publicada neste mesmo espaço. 
 
Com relação à reclamação sobre constantes surgimentos de escorpiões no Condomínio Residencial Atua, na Vila Endres, a Secretaria de Saúde informa que uma equipe de técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fará uma nova vistoria no local nesta quinta-feira, dia 12.
 
Informa, também, que o local já foi vistoriado outras vezes e, inclusive, foi ministrada palestra para os moradores sobre condutas e procedimentos para evitar o surgimento de escorpiões. Infelizmente, poucas pessoas compareceram.
 
A Secretaria de Saúde reitera que a administração do condomínio já foi devidamente orientada a adotar medidas que possibilitem a tomada de ações preventivas próprias, que contribuam para a redução dos casos ou eliminação dos focos.
 

Posso ajudar?