A Prefeitura de Guarulhos fez uma reunião neste domingo, dia 12, com as 528 famílias da favela da Vila Flora que foram beneficiadas com apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, nos Pimentas. No encontro, realizado no conjunto habitacional Vila Pimentas 1, o prefeito Sebastião Almeida anunciou que os moradores não precisarão desembolsar nenhum centavo pelos apartamentos.
A primeira unidade ficou com a ajudante de cozinha Ana Lúcia Lima dos Santos, que morou na favela durante 14 anos. Ela estava surpresa com o anúncio feito minutos antes pelo prefeito. “Eu achei que ia pagar pelo apartamento, mas foi um presente ouvir que não precisarei gastar nada”, disse Ana Lúcia. Grávida do quarto filho, ela estava acompanhada do marido, o metalúrgico Hélio de Souza. “A molecada não vê a hora de vir pra cá”.
Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, num total de 42 metros quadrados. Segundo o prefeito, todos estão se mudando para uma das regiões da cidade que mais cresce e que dispõe de equipamentos públicos como UBS, escolas, creches e os CEUs Pimentas, Vila Paraíso e Parque São Miguel.
O secretário municipal de Habitação, Orlando Fantazzini, explicou às famílias que é necessário seguir um calendário antes de iniciar as mudanças. Segundo ele, as vistorias dos imóveis começam a ser realizadas a partir do dia 15, sendo um bloco para cada período do dia. E as mudanças devem começar depois do dia 7 de fevereiro.
O gerente regional da Caixa Econômica, Silvio Gomes Diz, avisou a todos sobre outras ações que estão ao alcance das famílias beneficiadas pelo “Minha Casa, Minha Vida”, como o cartão “Minha Casa Melhor”. Mais uma vez, ele ressaltou a parceria entre a CEF, o Governo Federal e a Prefeitura de Guarulhos na execução do programa habitacional.