Quem chegar ou sair de Guarulhos pela rodovia Presidente Dutra não precisará pagar um centavo de pedágio. Esta é uma decisão de 2020, quando foi realizado o leilão para a nova concessão, vencido pelo consórcio CCR Rio-SP. Mesmo assim, muitas pessoas mal informadas ou interessadas em divulgar fake news insistem em dizer que haverá cobrança para os guarulhenses.
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Durante o processo de concessão, havia a possibilidade do pedágio ser implantado para todos os motoristas. No entanto, o então prefeito Guti, em contato direto com o ex-presidente Jair Bolsonaro, solicitou que a cobrança não incidisse sobre os guarulhenses. Bolsonaro prontamente atendeu a reivindicação de Guti e determinou que fosse retirada qualquer proposta para cobrança nas pistas marginas entre Guarulhos e São Paulo.
O GWeb já esclareceu a questão outras vezes. Mas, com a aproximação do início da cobrança, previso para o primeiro semestre deste ano, vale demonstrar de novo como será a cobrança para quem utilizar apenas as vias expressas em ambos os sentidos.
O sistema “free flow” permite aos motoristas escolherem viajar pela pista expressa ou pela marginal, dependendo das condições de trânsito. O sistema visa otimizar o fluxo de veículos, oferecendo uma alternativa mais rápida e eficiente, ao mesmo tempo em que reduz congestionamentos e melhora a mobilidade.
Desta forma, os motoristas que chegarem ou saírem de Guarulhos utilizando apenas as vias marginais, que dão acesso a qualquer região da cidade desde a divisa com São Paulo até Arujá e vice-versa, não pagarão pedágio. A situação é diferente, por exemplo, do que ocorre na rodovia Castelo Branco, onde para chegar ou sair de Alphaville, os motoristas são obrigados a pagar o pedágio.
A tarifa, que será calculada pelo número de quilômetros percorridos, vai ser aplicada somente quando o motorista, de Guarulhos ou não, optar pelas pistas expressas. Serão 21 pórticos entre os km 205 (Arujá) e 231 (chegada à Marginal Tietê).
Para se ter uma noção do valor que será cobrado na via expressa, atualmente o pedágio fixo em Arujá custa R$ 4,30. Este deverá ser o valor máximo do free flow desde São Paulo até aquele ponto. Como o novo sistema será calculado por quilômetro rodado, é de se esperar que da região central de Guarulhos até São Paulo custe menos de R$ 2,00 se usar a expressa. Pela marginal, não pagará.
Já o motorista que utilizar a pista expressa da Via Dutra da capital até a praça de pedágio em Arujá (e vice-versa) e prosseguir viagem pagando ali os R$ 4,30 não terá qualquer tarifa ao cruzar os pórticos do free flow. Ou seja, paga apenas no pedágio físico em Arujá.
Os pórticos de cobrança estão sendo instalados nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as pistas expressas (agulhas). Conforme o contrato de concessão, a previsão de início do sistema é no primeiro semestre deste ano. O formato da cobrança ainda está em definição pela agência reguladora.
Esta informações foram confirmadas mais uma vez nesta semana durante encontro entre os industriais da região na regional Guarulhos do Ciesp-SP e representantes da CCR RioSP.
Segundo o analista de Relações Institucionais da CCR RioSP, Otávio Melo, as obras do trecho serão finalizadas até o fim de abril. “O objetivo é dar mais fluidez ao tráfego da região. Nosso compromisso é envolver um ecossistema robusto no compartilhamento das informações sobre o andamento dos trabalhos e as inovações que a rodovia terá em breve”, explicou.