As 59 famílias desalojadas de três torres do condomínio Flamboyant, dentro do empreendimento Portal Flora, que foram desalojados nesta terça-feira após rachaduras colocarem em risco a sustentação dos prédios, ainda aguardam por soluções. Segundo moradores informaram ao GuarulhosWeb, técnicos da construtora QualyFast, responsável pela obra que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, seguem no local desde o início da evacuação, mas só devem apresentar uma solução na próxima quarta-feira, dia 1 de fevereiro.
O GuarulhosWeb procurou a construtora que não atende as ligações e não retornou os questionamentos encaminhados por e-mail. Na manhã desta quarta-feira (25) moradores estavam preocupados com alguns apontamentos realizados por técnicos da construtora. “Nós precisamos da Defesa Civil aqui todo o tempo, pois não somos engenheiros e queremos uma segunda opinião”, disse uma moradora.
A revolta dos moradores está relacionada a forma como o empreendimento foi entregue às famílias a partir de agosto do ano passado. Segundo contam, o empreendimento sempre apresentou vazamentos e rachaduras, que já haviam sido relatadas, inclusive em reportagens realizadas pelo GuarulhosWeb, mas nunca receberam a atenção necessária.
A principio as 59 famílias evacuadas receberam permissão para retirar seus pertences e foram assistidas pela construtora. Porém aguardam uma posição para retornar ou não para suas residências.
Horas após a evacuação, a Caixa Econômica Federal, responsável pelos empreendimentos do projeto Minha Casa, Minha Vida, informou que foi confirmada a movimentação do bloco, o que ocasionou as fissuras. A construtora QualyFast foi acionada e é a responsável por acomodar as famílias até que a situação seja solucionada.