Cidades

Moradores do Água Chata sofrem com falta de água

Moradores do bairro Água Chata reclamam da falta de abastecimento de água na região. Segundo eles, os novos condomínios construídos pela construtora MRV chegam a permanecer até cinco dias sem água.
 
O problema é um dos principais assuntos entre os condôminos do bairro, alguns moradores concordam que os novos prédos construídos não possuem estrutura necessária para receber a demanda enviada pelo Saae. Outros acreditam que a pressão da água fornecida não é suficiente para que a água chegue até as caixas.
 
Com o problema,o condomínios  Santa Marina passou a informar o problema para o Saae que tem disponibilizado caminhões pipa para atender os moradores. Porém a quantidade não seria suficiente.
 
As síndicas Liciene Voltan, 30 anos, responsável pelo Santa Marina, e Raffaele Filippo,  37, do Santa Mônica, explicam que a partir do racionamento de água na cidade de Guarulhos o problema se agravou. “Chegamos a ficar de 4 a 5 dias sem água, o volume que chega aqui não é suficiente para abastecer todo mundo”, explicou Liciene.
 
Segundo a síndica, o Santa Marina tem 2 caixas d´água de 180 mil litros; no Santa Monica são 4 caixas d´água, que abastecem 1.040 apartamentos.
 
Para amenizar o problema, o Saae passou a enviar caminhões pipa. Nesta segunda-feira (17) foram entregues 75 metros cúbicos de água para abastecer 320 apartamentos. “São 123 litros para passar 3 dias, fazemos rodizio interno de segunda a sexta-feira para não virar um caos. Eu sei que não está complicado só aqui, mas é diferente pra quem mora em casa onde a pessoa consegue se controlar pela própria caixa d´água, em condomínio são muitas pessoas dividindo a mesma água, uns economizam,  outros não”, contou.
 
A Assessoria de Imprensa do Saae de Guarulhos informou que os caminhões-pipa são enviados sempre que  há um problema provocado pelo sistema de abastecimento público. Em situações emergenciais (quando não ocorre o abastecimento de acordo com o sistema de rodízio), técnicos do Saae analisam os casos e fazem o abastecimento por meio de caminhão-pipa. Caso haja a necessidade de caminhão-pipa, esta solicitação deve ser feita ao Saae. Especificamente com relação ao Condomínio Santa Marina, nos últimos 15 dias não houve registros de reclamações junto ao Saae.
 
Atualmente, a região é abastecida pelo Sistema Alto Tietê, que está operando em sistema de um dia com água para dois dias sem, em consequência da disponibilidade de água para toda essa região. Esse sistema é variável, como resultado do consumo diário.
 
A equipe do Saae responsável por vistoriar as condições hidráulicas internas de domicílios constatou que a rede de distribuição de água deveria ser de um diâmetro maior. O Saae já notificou o condomínio a fazer a adequação necessária. Neste caso, o problema precisa ser resolvido com a construtora.
 
A MRV, por sua vez, esclareceu que por uma liberalidade da construtora, o local será vistoriado novamente na próxima semana. "Agendaremos diretamente com o sindico por ser uma solicitação de área comum.  A solução do problema passa também pela concessionária de aguas SAAE que realizou ajustes no seu sistema".
 
 

Posso ajudar?