Cidades

Moradores do Cabuçu culpam vazão de represa por alagamento

Na manhã desta sexta-feira (11) moradores do Cabuçu amanheceram ilhados, já que as principais avenidas de acesso ficaram submersas com as águas das fortes chuvas que atingiram a cidade de Guarulhos. Segundo moradores da região, a situação se agravou depois que comportas da represa, localizada no Parque da Canatreira, Núcleo Cabuçu, foram abertas e a água se espalhou pelas vias.
 
Trabalhadores que precisaram usar o transporte público para chegar ao trabalho nesta manhã contaram que os ônibus precisaram passar por ruas dentro dos bairros para fugir dos alagamentos.
 
Apesar de ser comum enchentes na região, moradores acreditam que a abertura de comportas, para diminuir o volume de água na represa, tenha causado o problema em bairros como Monte Alto e Recreio São Jorge.
 
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as obras de represamento possuem uma estrutura de segurança, para conduzir vazões excepcionais, como o que vem acontecendo devido as fortes chuvas provocadas pelo fenômeno climático El Niño.
 
“Os índices pluviométricos estão acima das médias históricas de vazões utilizadas para o dimensionamento da represa do Cabuçu. Além do mais, atualmente, o Saae, por meio da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cabuçu, que capta água do manancial Cabuçu, está produzindo água na sua capacidade máxima para distribuição”.
 
Segundo o Saae, a ação não tem relação com as enchentes registradas no bairro.
 
 

Posso ajudar?