Cidades

Moradores do Cecap reclamam de abandono de antigo Clube de Mães

Secretário de Educação promete reforma para o segundo semestre

A 200 metros do espaço onde ocorre o II Salão do Livro, no Parque Cecap, uma antiga escola está abandonada, com itens roubados e ainda é utilizada como ponto de encontro para moradores de rua e usuários de drogas. O antigo Clube de Mães, ao lado da Praça Mamonas Assassinas, está com as portas arrombadas, permitindo a entrada de qualquer pessoa e sem nenhuma segurança.

A reportagem entrou no local nesta sexta-feira, às 15h10. O que se viu foi uma escola abandonada, sem portão e janelas quebradas. A parte de dentro estava escura e sombria, com vários papéis no chão, inclusive muitos currículos de professores. A realidade atual é bem diferente de cinco anos atrás, quando havia organização e alunos estudando.

Os moradores do Parque Cecap reclamam do abandono do local e temem que possa ocasionar no crescimento da criminalidade. O publicitário Marcos José da Purificação Júnior, 28 anos, diz que moradores de rua foram vistos no local e usuários de drogas. "Tem um pessoal da Hatsuta que rouba fiação e tudo o que pode ser transformado em dinheiro", diz. A fisioterapeuta Renata Zenatti Carvalho, 29, estudou no Clube de Mães e lamenta a situação da antiga escola. "Dá medo passar por ali. É um pessoal estranho. E eu tenho um filho sem vaga em creche e a escola vazia", afirma.

O secretário municipal de Educação, Moacir de Souza, diz que o local será reformado a partir do segundo semestre, com um custo de até R$ 2,5 milhões aos cofres públicos. A reinauguração deve ocorrer no próximo ano. "O espaço abrigará crianças de creche e pré-escola. Serão 10 salas, o que pode chegar a 600 estudantes", explica. Moacir garante que colocará tijolo nas portas até a reforma.

Posso ajudar?