Cidades

Moradores do Jardim City convivem com uso de drogas em praça pública

Local das ocorrências fica em frente a uma escola e próximo a uma base da GCM

Os moradores da rua Prefeito Rinaldo Polli, no Jardim City, estão indignados com a presença frequente de usuários de droga na única praça da rua, que fica a poucos metros da Base City Las Vegas da Guarda Civil Municipal. Há dois anos como morador do bairro, o empresário, Sebastião Fonseca, de 43 anos, acredita que falta atitude da parte da GCM. "Ligo para a base até quatro vezes por dia e não vejo nenhuma ação ser tomada para acabar com o uso de droga".

O maior motivo de revolta por parte dos moradores, é que o consumo desenfreado de drogas na praça é feito durante o dia em frente à Escola Municipal Mário Quintana. "Imagino o que as crianças não ficam pensando quando se deparam com esse tipo de cena, sem a presença de nenhum guarda para impedir o uso de drogas", comenta Fonseca.

Com o cargo de 2º inspetor da Regional Oeste, a comandante Marta Aparecida Pereira Santos, da Base City Las Vegas da GCM, afirma que a unidade conta com cinco viaturas para fazer patrulhamento em mais de treze bairros, como Cocaia, Adriana, Cabuçu, Recreio, Novo Recreio, Vila Rio, todos os Continentais e parte do Paraíso e da Vila Galvão.

"As rondas são feitas 24 horas por dia. Sempre que há uma denúncia de uso de drogas na praça, peço para alguma viatura atender a ocorrência. A GCM tem feito rondas frequentes para exterminar o uso de drogas no local, que atualmente é a prioridade número um da base", afirma a comandante Marta.

Segundo o Código de Processo Penal, qualquer cidadão pode prender alguém que esteja cometendo delito. Tanto a Guarda Civil Municipal quanto a Polícia Militar podem abordar os usuários de droga, independente de onde estejam, de acordo com informações da Polícia Militar.

Posso ajudar?