Cidades

Moradores do Macedo reclamam de bueiros entupidos e concretados

Uma das bocas de lobo ficou obstruída por 15 anos, impedindo escoamento de águas pluviais

As bocas-de-lobo da rua Silvio Barbosa, de esquina com a rua do Saboó, no Macedo, estão entupidas e uma delas ficou tampada por quase 15 anos, sem conhecimento da vizinhança, impedindo a vazão das águas da chuva, que inundavam as casas mais próximas dos bueiros. Segundo o aposentado, Oscar Brito, 69 anos, os moradores só tomaram conhecimento da existência de uma boca de lobo oculta, quando o novo proprietário da casa, em frente o bueiro todo tampado com concreto, iniciou uma reforma e os pedreiros constataram que havia uma abertura na calçada, referente à galeria da boca de lobo.

"O bueiro estava disfarçado com acabamento uniforme ao da calçada, por isso ninguém suspeitou de que havia uma boca de lobo no local", declara Brito, que já teve sua casa invadida pelas águas da chuva. O técnico em eletrônica, Antônio Odonel dos Santos, 57 anos, foi prejudicado por três vezes, pelas águas que invadiram seu estabelecimento comercial.

"Só na última vez, tive um prejuízo de mais de R$ 2 mil. Quando fui até a delegacia para ver quem pagaria o estrago, ainda fui mal atendido". Na época, Santos ressarciu os clientes sem o auxílio das autoridades. A Proguaru agendou uma equipe, para vistoriar e limpar na próxima semana os bueiros entupidos.

Posso ajudar?