Cidades

Moradores do Portal Flora são liberados para retirar pertences dos apartamentos

Os moradores do Portal Flora, sub-condomínio Flamboyant, começaram a retirar os pertences de seus apartamentos nesta quinta-feira, após a evacuação que aconteceu na última terça-feira (24). Dependências do condomínio estão sendo utilizadas pela construtora responsável pela obra para servir almoço e jantar às famílias prejudicadas.
 
Na quarta-feira (25), moradores chegaram a fechar uma via em frente ao condomínio e a queimar pneus em protesto contra a construtora Qualifest. O ato aconteceu após a visita de um técnico que teria afirmado que os moradores poderiam retornar em breve, uma vez que as rachaduras não abalariam a estrutura das torres. A empresa não respondeu as demandas encaminhadas pelo GuarulhosWeb.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informou que esteve no local na terça-feira (24) e, em ação conjunta com a Defesa Civil, notificou a construtora a informar quais providências serão adotadas a fim de garantir a segurança da edificação, e posteriormente o Atestado de Estabilidade Técnica. Somente após os reparos serem realizados e a apresentação de laudo elaborado por técnico competente é que a edificação terá a habitação autorizada.  
 
Os moradores estão abrigados em hotéis ontem estariam recebendo o café da manhã. Uma van com horários marcados estaria realizando o translado para a retirada de pertences e refeições. 
 
Entenda o caso
Três torres do conjunto habitacional, construído pelo programa Minha Casa Minha Vida, localizado, no Nova Bonsucesso, foram interditados na terça-feira (24), após a Defesa Civil Municipal constatar que havia risco a 59 famílias que viviam ali. Quem estava pelo local contou que rachaduras encontradas no prédio desde o dia da mudança, há seis meses, estariam se abrindo o que obrigou famílias a deixarem suas casas.
 

Posso ajudar?