Cidades

Moradores reclamam de ônibus que sobem em calçada

STT prometeu enviar equipe ao local para verificar as demandas dos moradores

Os moradores da rua 24 de Outubro, no Torres Tibagy, estão enfrentando diversos transtornos. O problema é a linha de ônibus 272 Centro – Parque Santo Antônio que, ao fazer a curva saindo da Alameda Yayá para seguir em direção ao Anel Viário, muitas vezes sobe nas calçadas.

"Já aconteceu comigo três vezes. Os ônibus passaram e levaram parte do telhado da minha casa. Em uma das vezes, ele chegou a bater no meu portão", afirmou Ana Cristina de Menezes Vieira, moradora há 15 anos do local.

O problema começou com as mudanças provenientes da implantação do Bilhete Único no início do ano passado. "Até então não havia passagem de ônibus por aqui. Com as alterações nós que tivemos que nos adaptar", afirmou Ana que ressaltou que teve que colocar um vaso de planta na porta de casa para evitar as batidas dos coletivos.

Em junho do ano passado, o Guarulhos HOJE acompanhou o drama dos moradores. Na época o Departamento de Transportes, órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), informou que enviou uma equipe para analisar a situação mencionada pela reportagem. Segundo o departamento, a avaliação não constatou nenhum problema no acesso das duas vias, afirmando que há espaço suficiente para a manobra dos veículos.

Contudo, os moradores alegam não terem visto a presença de fiscais e a situação permanece a mesma. "Não há funcionalidade nesta linha. Ela poderia muito bem ser alterada para outro local, o que nos traria mais alívio", ressaltou Ana.

Novamente questionado, o Departamento de Transportes informou que nesta quinta-feira enviará uma equipe ao local para identificar os motivos das manobras irregulares e resolver de uma vez o problema. Após a vistoria, o Departamento terá mais detalhes sobre os procedimentos a serem seguidos para a resolução do problema no local.