Assim como falta água em vários bairros de Guarulhos, o aplicativo para celular com informações sobre o rodízio no abastecimento, disponibilizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), deixa muito a desejar. “O aplicativo do Saae é péssimo. Nunca transmite a informação correta para que você se programe. Tem que melhorar muito no quesito informação. De acordo com o site do Saae e seus aplicativos, de domingo para cá tivemos umas 10 informações diferentes”, protestou Ailton Nunes, de 50 anos, supervisor de produção.
Morador da região da Estrada da Água Chata em Bonsucesso, Nunes conta que chegou a ficar até quatro dias sem o abastecimento. Ele considera dispensável o aplicativo que avisa em quais regiões da cidade está havendo rodízio de água, já que as informações não são precisas. .
No início desta semana, o Saae divulgou à imprensa que lançou um aplicativo para que os clientes possam conferir em quais regiões estão acontecendo o rodízio de água, para que os moradores possam se programar. Outro morador alerta para os problemas internos de condomínios. “Em condomínio a situação fica um pouco pior. Afinal a caixa d’água é coletiva. Isso requer um maior senso de responsabilidade. Não sabemos como está o consumo interno. Por isso é muito importante os programas de rodízio interno. Quanto ao aplicativo ele seria fundamental para auxiliar nestas programações internas, mas como as informações são erradas, parecem aleatórias, acabam gerando ainda mais confusão” contou João Bento, 38 anos, controller.
A professora Valéria Ramires, de 37 anos, concorda com o vizinho. “Se o aplicativo tivesse informações corretas quanto a datas e prazos seria uma grande ajuda. Morar em condomínio torna a falta de água mais dolorosa já que é uma caixa para só para todos e nem todos os moradores usam com consciência e responsabilidade. Acho necessária à implementação de um rodízio interno para que haja um mínimo de água por dia. Já ficamos 4 dias com a torneira seca e em diminutos apartamentos não há como estocar o precioso liquido” explicou.
Sobre a Estrada da Água Chata, na região Bonsucesso, o Saae informou que o problema está associado à diminuição da disponibilidade de água para toda região metropolitana de São Paulo, em conseqüência dos níveis baixos das represas; a região Bonsucesso é abastecida por meio do Sistema Alto Tietê. O Saae está monitorando o abastecimento, mas a diminuição da disponibilidade de água torna necessária a economia de água. É fundamental que todos colaborem como sempre têm colaborado, ajudando com o uso cada vez mais racional de água; agora, mais do que nunca, é tempo de economizar.