Cidades

Moradores voltam a abrir ponte interditada entre Guarulhos e SP

A situação na ponte que liga a Vila Any, em Guarulhos, ao Itaim Paulista, em São Paulo, é bastante grave. Há o risco iminente da única ligação entre as duas cidades, naquela região, desabar.
Desde outubro de 2013, a ponte está interditada já que existe o risco iminente de desabamento. O trânsito de veículos foi fechado, sendo permitido apenas a passagem de pedestres. No entanto, como a ponte é a única ligação entre os dois municípios naquela região, alguns motoristas e motociclistas removeram os obstáculos que serviam para impedir a passagem dos veículos. Até poucos dias atrás, apenas motos conseguiam passar. Mas hoje carros e até caminhões de menor porte atravessam o local. 
 
Com a interdição da ponte, os moradores eram obrigados a dar uma volta de 11 km para chegar ao outro lado. As prefeituras de São Paulo e Guarulhos chegaram a um acordo com o Governo do Estado para construir um novo acesso entre os dois municípios. No entanto, a obra está atrasada. 
 
A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras da Capital (Siurb) avaliou em outubro de 2013 que a ponte poderia desabar. Em fevereiro, a Prefeitura de Guarulhos e o governo de São Paulo aceitaram derrubar toda a estrutura comprometida e construir uma nova.
 
A Prefeitura de Guarulhos já disse que a obra estava atrasada porque aguardavam a assinatura do convênio com o estado. O Estado afirmou, porém, que já liberou a primeira parcela, no valor de R$ 1,4 milhão.  A Secretaria Municipal de Transportes de Guarulhos até prometeu que as obras começariam em março, mas até esse mês de julho ela ainda não começou.
 

Posso ajudar?