A atriz americana Shelley Duvall, conhecida pelo trabalho em <i>O Iluminado</i>, do diretor Stanley Kubrick, morreu aos 75 anos, em sua casa em Blanco, no Estado do Texas, nos Estados Unidos. Shelley morreu enquanto dormia.
Quem compartilhou a notícia foi o companheiro de Shelley, Dan Gilroy. "Minha querida, doce e maravilhosa companheira de vida nos deixou. Muito sofrimento nos últimos tempos, agora ela está livre. Voe para longe, linda Shelley", escreveu ele um uma nota publicada pelo Hollywood Reporter. Shelley e Dan tinham um relacionamento desde o fim da década de 1980.
A causa da morte não foi revelada, mas era sabido que a atriz enfrentava problemas de saúde mental e de doenças consequentes da diabetes.
Shelley estreou nos cinemas em 1970, no filme Voar é com os Pássaros, após ser descoberta pelo diretor Robert Duvall. No ano seguinte, fez mais um filme com Duvall, <i>Onde os Homens são Homens</i>.
O grande sucesso de sua carreira veio em 1980. Em O Iluminado, do cineasta Stanley Kubrick, Shelley interpretou <i>Wendy Torrance</i>, esposa de Jack, o personagem principal da trama interpretado pelo ator Jack Nicholson. No drama de terror e suspense, a personagem tem que lidar com a loucura do marido que, influenciado por uma presença sobrenatural, tenta matá-la a todo custo.
Shelley ainda atuou em filmes como <i>Nashville</i> e <i>Popeye</i>, esse último, ao lado de Robin Williams, além de trabalhar na televisão.
Em 2023, após vinte anos de afastamento das telas, ela participou do filme independente de terror <i>The Forest Hills</i>.