Política

Morre a ex-vereadora Genilda Bernardes

Morreu na manhã desta terça-feira, 11/5, aos 58 anos, a ex-vereadora e presidente do PT em Guarulhos, Genilda Bernardes. Segundo informações do GuarulhosWeb, ela lutava contra um câncer no fígado e já havia enfrentado cirurgias entre o final do ano passado e o início de 2021. Entretanto, a causa da morte teria sido um infarto.

Moradora do Gopoúva, a ex-vereadora deixa marido e três filhos. Eles, inclusive, inspiraram a última publicação de Genilda nas redes sociais, no último domingo, 9/5, Dia das Mães. “Obrigado meus lindos”, escreveu a petista na declaração.

O GuarulhosWeb apura mais informações e atualizará em instantes essa publicação.

Sobre Genilda

Natural de Alfredo Marcondes, no interior, Genilda veio morar em Guarulhos no ano 2000 após ser aprovada em um concurso público como professora da rede de ensino municipal. Ela desempenhou de chefia e gestão de políticas públicas nas secretarias de Educação, Esportes e Trabalho. Depois, já em 2009, na gestão de Elói Pietá, foi nomeada como coordenadora do Fundo Social de Solidariedade.

Em 2012, Genilda foi eleita para o primeiro mandato como vereadora, pelo PT, com 3.629 votos. No ano seguinte, foi nomeada pelo então prefeito Almeida como secretária de Desenvolvimento e Assistência Social. Em 2016, a parlamentar foi reeleita com 4.420 votos. Em 2020, ela concorreu à Câmara novamente, mas, com 2.430 votos, não conseguiu manter uma cadeira.

Colegas lamentam a morte

Pessoas que conviveram e trabalharam com Genilda no meio político usaram as redes sociais para lamentar o falecimento da ex-vereadora. Colegas do PT e personalidades de lados políticos opostos se posicionaram com pesar à notícia.

“Mulher de fibra, defensora de causas sociais como poucos. O legado de justiça e igualdade ficará para todos nós”, escreveu Marcelo Seminaldo, vereador pelo PT.

“Genilda foi uma grande guerreira em sua luta incansável por justiça social. Minha solidariedade e abraço fraterno nos familiares e amigos”, publicou Janete Pietá.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da minha amiga e ex-vereadora Genilda. Dividimos a tribuna da Câmara e fizemos parte do quadro de secretários municipais juntos”, lamentou João Dárcio.

“Por algumas vezes tivemos divergências de ideias no campo político, mas era uma pessoa com quem eu tinha um relacionamento de muito respeito e admiração pela garra, afinco e certeza com que defendia suas bandeiras e ideias”, enfatizou o ex-vereador Eduardo Barreto.

PT Guarulhos se posiciona

Sigla presidida por Genilda, o PT Guarulhos atualizou a foto de perfil com o símbolo do luto e escreveu “Genilda Bernardes presente”.

Posso ajudar?