O ator, dançarino e coreógrafo americano Bobby Banas, conhecido por filmes como <i>West Side Story</i> e <i>Mary Poppins</i>, morreu na segunda-feira, 29, aos 90 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais do ator e confirmada por seu filho à imprensa americana. Banas vivia em uma casa de repouso em Encino, em Los Angeles, e morreu por complicações de uma pneumonia.
"Hoje foi o dia em que Bobby Banas escolheu subir para a luz infinita dos céus acima. Um filho, irmão, pai, avô e uma verdadeira lenda dos palcos e da tela. Você brincou com os melhores. Você tocou e ensinou tantos, deu seus talentos e generosidade sempre com uma risada e um senso de humor engraçado", diz o comunicado publicado nas redes sociais.O texto é acompanhado por uma foto de Banas dançando.
Nascido em Nova York, Banas começou a dançar ainda na infância. Seu pai o incentiva, organizando aulas de dança de salão em casa. Ao se tornar profissional, no início da década de 1950, participou de filmes como <i>Has Anybody Seen My Gal?</i> e <i>Rock Around the Clock</i>. Posteriormente, também esteve em produções como <i>Bye Bye Birdie</i>, <i>West Side Story</i>, <i>The Unsinkable Molly Brown</i> e em <i>Mary Poppins</i>. Na comédia <i>Lets Make Love</i>, de 1960, beijou a protagonista, a atriz Marilyn Monroe.
Trabalhou em musicais da Broadway como <i>Peter Pan</i> e depois em <i>O Rei e Eu</i> ao lado do coreógrafo Jerome Robbins.
Um dos números mais famosos de Banas é a coreografia que ele criou para a canção <i>The Nitty Gritty</i>, de Shirley Ellis, no programa <i>The Judy Garland Show</i>, em 1964. O vídeo, redescoberto nesta década, soma quase 6 milhões de visualizações no Youtube.