Estadão

Morre Danny Laine, que fundou banda Wings com Paul McCartney, aos 79 anos; cantor lamenta

O cantor e guitarrista Danny Laine morreu, nesta terça-feira, 4, aos 79 anos. Ele era mais conhecido por ter fundado a banda Wings – também chamada de Paul McCartney & Wings – ao lado do ex-Beatle em 1971. A informação foi divulgada pela mulher dele, Elizabeth Hines, em uma publicação nas redes sociais.

O músico sofria de doença pulmonar intersticial (DPI), que causa a formação progressiva de cicatrizes no tecido pulmonar. "Meu mundo nunca mais será o mesmo. Denny era uma pessoa incrivelmente maravilhosa, tão amoroso e doce comigo. Ele tornou meus dias coloridos, divertidos e cheios de vida – assim como ele. Obrigada, querido, por me amar, por todas as risadas, amizade, diversão e por me pedir para ser sua mulher. Eu o amarei para sempre", escreveu Elizabeth.

Laine também foi um dos fundadores da banda de rock Moody Blues, que abriu shows para os Beatles nos anos 1960. Foi assim que o músico conheceu McCartney, que acabou convidando Laine para compor o Wings junto de Linda McCartney depois de lançar dois discos solo.

Ele permaneceu na banda até seu fim, em 1981, e esteve presente em todos os sete discos lançados por ela. Entre as faixas mais famosas do Wings, estão hits como <i>Band On The Run</i>, que também dá nome ao álbum lançado em 1973, e <i>Live And Let Die</i>, do mesmo ano.

Na tarde desta terça, McCartney lamentou a morte do ex-companheiro de banda. "Fiquei muito triste ao saber que meu ex-companheiro de banda, Denny Laine, morreu. Tenho muitas boas lembranças do meu tempo com Denny: desde os primeiros dias em que os Beatles faziam turnês com os Moody Blues", escreveu.

"Nossas duas bandas tinham muito respeito uma pela outra e se divertiam muito juntas. Denny entrou para o Wings logo no início. Ele era um excelente vocalista e guitarrista. Sua performance mais famosa é provavelmente <i>Go Now</i>, uma antiga canção de Bessie Banks que ele cantava brilhantemente. Ele e eu escrevemos algumas músicas juntos, sendo a mais bem-sucedida <i>Mull of Kintyre</i>, que foi um grande sucesso nos anos 1970. Nós nos afastamos, mas nos últimos anos conseguimos restabelecer nossa amizade e compartilhar lembranças de nossos tempos juntos", continuou.

"Denny era um grande talento com um ótimo senso de humor e estava sempre pronto para ajudar outras pessoas. Ele fará falta para todos os seus fãs e será lembrado com muito carinho por seus amigos. Envio minhas condolências e votos de felicidades à sua mulher, Elizabeth, e à sua família. Paz e amor, Denny. Foi um prazer conhecê-lo. Todos nós sentiremos sua falta", completou.

Atualmente, o ex-Beatle está no Brasil para realizar oito apresentações em cinco cidades. Ele já passou por Brasília e Belo Horizonte e ainda faz shows em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Todos os ingressos estão esgotados.

Posso ajudar?