Eric Carmen, o cantor de rock que liderou os pioneiros do power-pop dos anos 70, os Raspberries, antes de embarcar em uma carreira solo onde ficou mais conhecido por seu sucesso <i>All by Myself</i>, morreu no último fim de semana aos 74 anos. Sua morte foi anunciada em seu site por sua esposa, Amy Carmen. Ela não informou a causa e disse apenas que ele morreu "enquanto dormia, no fim de semana".
"É com grande tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Eric Carmen", escreveu a esposa do artista. "Nosso querido, amoroso e talentoso Eric nos deixou dormindo no fim de semana. Ele se confortaria em saber que, durante décadas, sua música tocou tantas pessoas e que a música será seu legado duradouro. Por favor, respeitem a privacidade da família enquanto lamentamos essa grande perda", acrescenta Amy Carmen.
A mensagem termina com a citação "Love is all that matters… faithful and forever" (O amor é tudo o que importa… fiel e para sempre), parte da música <i>Love Is All That Matters</i> do álbum solo de Carmen de 1977, <i>Boats Against the Current</i>.
Os Raspberries, formados em Cleveland, estouraram no cenário do rock americano em 1972 com seu álbum de estreia autointitulado, com seu maior sucesso, <i>Go All the Way</i>, uma música provocativa para sua época, cantada do ponto de vista de uma jovem mulher.
Dave Swanson, do site <i>Ultimate Classic Rock</i>, chamou-a de "a música power pop definitiva de todos os tempos", como viria a ser chamado o estilo emergente, conhecido por unir harmonias vocais da era dos anos 60 aos riffs de guitarra crocantes dos anos 70.
"A explosão inicial do Who leva a um verso bem ao estilo dos Beatles, antes de chegar a um refrão esquecido dos Beach Boys", escreveu ele. "Assim foi a mágica da criação da música do Raspberries.
Eles conseguiram pegar as melhores partes e ideias da década anterior e transformá-las em algo novo, porém familiar. "O segundo álbum do Raspberries, <i>Fresh</i>, também lançado em 1972, seria o de maior venda, na 36ª posição. Ele apresentou dois sucessos entre os 40 mais vendidos, <i>I Wanna Be With You</i> e <i>Lets Pretend</i>.
"Conhecida por seus ternos combinando e imagem limpa, a banda foi considerada por alguns críticos como ultrapassada, embora sua influência na música rock crescesse com o tempo.
Depois que a banda se desfez, em meados da década de 1970, ele se dedicou ao soft rock, se estabeleceu como artista solo e alcançou sucesso com músicas como <i>All by Myself, Never Gonna Fall in Love Again, She Did It </i>e <i>Hungry Eyes</i>
Na década de 1980, dois de seus maiores sucessos vieram de trilhas sonoras. Para o filme <i>Footloose</i>, de 1984, ele coescreveu <i>Almost Paradise</i>, que foi gravada por Mike Reno e Ann Wilson, e escreveu e cantou <i>Hungry Eyes,</i> do filme <i>Dirty Dancing</i>, de 1987. <i>Make Me Lose Control</i> alcançou a terceira posição em 1988. (Com agências internacionais).