Cidades

Morre onça pintada do Zoológico Municipal

Morte aconteceu na manhã desta sexta-feira; causa ainda é desconhecida

A onça pintada do Zoológico Municipal morreu na manhã desta sexta-feira, dia 29.  Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a causa da morte ainda é desconhecida, mas em torno de 60 dias devem ser concluído os resultados dos exames.

A provável causa da morte pode ter sido uma reação adversa ao anestésico utilizado para sedação das onças durante a transferência de recinto. Tais procedimentos fazem parte da rotina de manejo, porém, trata-se de situação de risco. De acordo com o secretaria, o organismo da fêmea reagiu normalmente aos efeitos do anestésico, mas o organismo do macho não reagiu.

Novos recintos – Com o objetivo de evitar a locomoção dos felinos de um recinto para o outro, o Zoológico desenvolveu, em parceria com o curso de arquitetura da Universidade Guarulhos um projeto de construção, reforma e ampliação dos recintos. A Secretaria do Meio Ambiente informou que falta apenas a conclusão do levantamento de custos. A área do recinto da onça vai aumentar de 80 para 290 metros quadrados. No local serão instalados espelhos dágua, novo paisagismo e, inclusive, um módulo de maternidade, onde os filhotes ficarão em exposição (o macho mata os filhos após o parto, por isso, eles são isolados e o público acaba não vendo os bebês e a fêmea).

O Zoológico aguarda agora a adesão de mais um parceiro ao programa Bicho Legal, que capta recursos da iniciativa privada para beneficiar os animais, e divulga o nome dos colaboradores que investem no programa.

 

Posso ajudar?