Morreu nesta terça-feira, 24, aos 81 anos, o ator Richard Roundtree, conhecido por ter estrelado o clássico <i>Shaft</i> e ter sido um dos primeiros heróis negros da história do cinema. A informação foi confirmada pelo empresário do artista, Patrick McMinn, ao<i> The New York Times</i>. Roundtree morreu em decorrência de um câncer no pâncreas.
<i>Shaft</i> foi lançado em 1971 e fez parte do movimento Blaxploitation, que buscava incluir lutas de artistas e protagonistas negros nas telas. O longa venceu a categoria de Melhor Canção Original no Oscar do ano seguinte.
O ator interpretou o detetive que dá nome ao filme e, em uma entrevista ao jornal norte-americano em 1972, definiu o protagonista como "um homem negro que, pela primeira vez, é um vencedor". O filme teve grande importância ao mudar o espaço para pessoas negras no cinema, mas, hoje, a maneira como mulheres foram retratadas na trama é criticada.
<i>Shaft</i> também ganhou duas sequências: <i>O Grande Golpe de Shaft</i>, de 1972, e <i>Shaft na África</i>, de 1973. Anos depois, o personagem ainda esteve presente nas telas do cinema. Samuel L. Jackson interpretou um suposto sobrinho do detetive em uma versão de <i>Shaft</i> lançada em 2000. Em 2019, uma nova versão foi lançada, agora com Jackson interpretando o filho do protagonista.
Roundtree começou a carreira como jogador de futebol e estudou na Universidade do Sul de Illinois com uma bolsa esportiva. Ele abandonou a graduação em 1963 para trabalhar como modelo na <i>Ebony Fashion Fair</i>.
A chegada do artista ao teatro aconteceu em 1967, ano em que o ator participou da montagem de <i>A Grande Esperança Branca</i> com a companhia Negro Ensemble Company. Roundtree, mais tarde, faria sua entrada no cinema e participaria de inúmeros filmes nos anos 1970 e 1980.
Ele também atuou em diversos papéis em longas de sucesso nos anos seguintes. O ator esteve em <i>Seven – Os Sete Crimes Capitais</i>, de 1995, <i>George, o Rei da Floresta</i>, de 1997, e <i>Speed Racer</i>, de 2008.