Saúde

Mortes por Covid-19 em Guarulhos caem 53% em agosto

Total de óbitos registrado em Guarulhos no mês de agosto é 54,1% abaixo do registrado em junho, período com maior número na cidade

O fechamento do número de agosto em relação ao Covid-19 confirma que a doença vem diminuindo sua força em Guarulhos. Tanto os novos casos como os óbitos decorrentes da infecção pelo coronavírus apontam uma queda expressiva no segundo maior município do Estado, o que contribui para as ações reveladas pelo prefeito Guti, que incluem – entre outras – como o encerramento das atividades do hospital de campanha, o Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos, que teve papel fundamental no combate à doença desde o mês de março, quando teve início a pandemia.

Ao longo de todo o mês de agosto, Guarulhos registrou 183 mortes por Covid-19, número 53% menor que em julho, quando 389 óbitos foram computados. Em relação a maio, a queda foi de 14% e a junho – quando Guarulhos registrou 399 mortes – chegou a 54,1%. 

Em número de casos, também ocorreu um considerável declínio da doença em relação ao mês anterior. Foram 4.607 novos casos confirmados em um período em que a Prefeitura concentrou o maior número de testes para detectar a doença entre a população, com a realização de quatro mutirões e testagem em massa nas unidades de saúde. A queda em relação a julho foi de 14,8%, com 801 casos a menos.

Os números levam em consideração os dados do Governo do Estado, por meio do sistema Seade, que é atualizado diariamente. Segundo o site, Guarulhos registra neste dia 31 de agosto 16.858 casos confirmados desde o início da pandemia e 1.254 mortes. Já a Vigilância Epidemiológica Municipal, que também divulga diariamente o balanço da cidade, foram até aqui 21.568 casos confirmados e 1.253 óbitos, o que dá uma taxa de letalidade de 5,85% e 92% de índice de cura. 

Posso ajudar?