Saúde

Mortes por Covid-19 em Guarulhos caem em julho em comparação com mês anterior

Número de óbitos em julho foi 3,23% menor do que o registrado em junho

O número de mortes por Covid-19 desacelera em Guarulhos. Depois de atingir 402 óbitos no mês de junho, em julho as mortes em decorrência da doença foram 389, segundo dados do site do Seade, mantido pelo Governo do Estado. A queda foi de 3,23%, o que representa ainda uma estabilidade. Porém, ao se comparar o crescimento registrado em junho em relação a maio, que chegou a 91,4%, é possível constatar que a doença parou de avançar na cidade.

Em março, no primeiro mês da pandemia no Brasil, Guarulhos registrou 2 casos. Este número saltou para 68 ao final de abril e para 210 em 31 de maio. Em junho, foram 402 mortes contra 389 de julho.

Além deste dado, a queda na média móvel de mortes também sinaliza para um horizonte melhor em Guarulhos neste mês de agosto. Neste domingo, 2/08, a média móvel de óbitos (soma das mortes ocorridas nos últimos sete dias dividida por sete) foi de 5,57 mortes por dia. 14 dias antes, em 19 de julho, foi de 9,71, o que representa queda de 42,6% e indica declínio da doença em mortes no município. Os infectologistas utilizam o prazo de duas semanas para comparação, justamente para detectar a evolução da doença. Vale frisar que no sábado da semana passada, dia 25 de julho, Guarulhos registrou o pico de mortes, com 18,14 por dia, o maior número registrado desde o início da pandemia.

Posso ajudar?