Durante quatro finais de semana, mais de 40 espetáculos serão apresentados no teatro e também em outras dependências do complexo educacional. Toda a programação é aberta ao público e terá entrada gratuita. Os interessados devem retirar ingressos na bilheteria uma hora antes do início de cada apresentação.
Realizada pela Secretaria de Cultura, a MAC tem o objetivo de mapear e divulgar a produção de artística em artes cênicas na cidade. De acordo com o secretário Edmilson Souza, o evento é importante porque possibilita a valorização de artistas locais, assim como oferece a oportunidade de públicos de diversas idades terem acesso a peças gratuitas.
Além dos espetáculos de grupos guarulhenses inscritos na mostra, a programação terá seis espetáculos convidados. São eles: "Teatro de Bolso", do Engenho Teatral; "Na Vitrine", da Verso Cia de Dança; "Só", dos núcleos Extedoe e Cênico Os 4; "Os Filhos da Dita", da Cia Arlequins; "A Cobra vai Fumar", do Teatro Popular União e Olho Vivo; e "Atravessamos: a história de Sofia", do Teatro La Casa del Perro, peça em espanhol apresentada pela atriz boliviana Tatiana Azeñas.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 4 / sexta
20 horas – "Teatro de Bolso" – Engenho Teatral (espetáculo convidado)
O Teatro de Bolso, centrado no ator, é uma pesquisa de dramaturgia, interpretação e linguagem cênica a partir do teatro épico e da tradição cômica popular que o Engenho vem desenvolvendo desde 2003. Originalmente pensada para lugares pequenos e fechados, sem som, luz, ou cenários, coloca o grupo em relação direta com os espectadores através de cenas curtas, rápidas, frenéticas. Local: Teatro.
Dia 5 / sábado
"Intervenção Incidendal – ThabZ feat. … sere!amar" – Thabata Garcia
Intervenção de cantoria e declamação cuja intenção é a poesia na relação com o outro. Apresentações incidentais que poderão ocorrer a qualquer tempo durante a MAC, nos intervalos entre os espetáculos. 5 min. Classificação Livre.
14 horas – "Floresta do Raio Vermelho" – Cena Livre.com
Um burrinho foge da cidade por motivos de maus-tratos e se depara com uma floresta repleta de problemas. Infantil. 60 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
16 horas – "Romeu e Julieta" – Cia. Rirônicos
Um recorte cênico do famoso Romeu e Julieta de Willian Shakespeare. Comédia. 20 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
17 horas – "A Vida de Dona Flor" – Cia MBF (Mario Bombassei Filho)
Para salvar o casamento, uma mulher resolve fazer uma simpatia. Mas o feitiço não funciona e o marido, outrora amoroso, torna-se um homem agressivo. Drama. 30 min. Classificação: 16 anos. Local: Teatro.
17h30 – "Circo Los Xerebas" – Cia. Los Xerebas
Um circo conduzido por três palhaços que apresentam números cômicos, jogos de improvisação e reprises tradicionais. Um espetáculo para todas as idades, em que o público é convidado a participar de sua construção. Espetáculo de variedades e improvisações. 60 min. Classificação: Livre. Local: Pátio
18 horas – "Fatos Consumados" – CUCA (Consciente Urbano Coletivo Artístico)
Um sem-teto salva uma mulher de se afogar. Solitários, passam a ocupar juntos um terreno baldio. A seguir, uma tragédia é anunciada por um adivinho e um homem autoritário, responsável pelo lugar, ameaça expulsar o casal a todo o custo. Drama. 60 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
19h30 – "Festa popular" – Cena Livre.com
Baseado em literatura de cordel, o grupo narra a história de uma jovem disputada por dois cavalheiros, que em meio às trevas tentam conquistar o coração da moça. Comédia. 20 min. Classificação: Livre. Local: Saguão.
20 horas – "Os Fuzis da Sra. Carrar" – Cia Centopéicos
Em tempos de guerra, um jovem decide ir aos campos de batalha e morre inocentemente. Indignada, sua mãe vai à linha de frente da guerra para vingar sua morte. Drama. 60 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
Dia 6 / Domingo
13h30 – "O Santo Inquérito" – Grupo Boca
Baseado no texto de Dias Gomes, o espetáculo narra a história de Branca Dias, moça ingênua e pura, que após salvar um padre de um afogamento passa a ser acusada de bruxaria pela Inquisição. Drama. 15 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
14h30 – "Tem Casamento no Cangaço" – Revirando o Baú
A história do amor de Lampião e Maria Bonita narrada a partir do momento em que eles se conheceram. Comédia. 25 min. Classificação Livre. Local: Teatro.
16 horas – "O Menino que Roubava o Tempo" – Cia. Bandacos de Teatro Musical
Esta é uma história sobre um pequeno que queria ser grande. Um Peter Pan do avesso que queria crescer depressa e uma tribo de seres que aprenderam a contar histórias e que mantêm vivas as chamas dos mitos que contam. O espetáculo combina uma seleção de músicas autorais e arranjos de trechos de diversos artistas com coreografia, contação de histórias e atuação teatral. Infantil. 60 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
19 horas – "Mamma Mia!" – Cia. De Teatro Musical Tatiana Gurgel
Musical baseado nas canções do grupo Abba. Conta a história de Sophie, uma garota prestes a se casar, que vive com a mãe, Donna, na Grécia, e que não conhece seu pai. Ao encontrar o diário da mãe, descobre que ela teve um relacionamento com três homens diferentes, e que pode ser filha de qualquer um dos três. Resolve, então, convidá-los para o casamento e tentar descobrir quem é seu verdadeiro pai. Teatro musical. 150 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
Dia 11 / sexta
20 horas – "The Ratos" – Cia. Variante
Bruke e Burguer são dois ratos que, cansados das vassouradas, elaboram planos para melhorar de vida. No decorrer das aventuras, se deparam com um coelho da Páscoa e uma menina mimada. Infantil. 50 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
Dia 12 / sábado
11h30 – "A Coruja e a Águia" – Grupo Ciranda da Arte
A mãe coruja está muito alegre com a chegada de seus filhotes, mas se entristece quando lembra que pode perdê-los, pois existe um animal misterioso que devora as aves bebês assim que estas nascem. Infantil. 30 min. Classificação Livre. Local: Teatro.
14 horas – "O Patinho Feio" – Grupo Teatral Quinta Maravilha
Mãe Pata Alegre choca seus ovos e se prepara para a chegada de seus filhotes, mas se decepciona quando um dos filhotes nasce diferente. Ela o discrimina e tenta "consertá-lo", até que o patinho vai embora e sofre mais decepções pelo caminho. Infantil. 40 min. Classificação Livre. Local: Teatro.
16 horas – "O Despertar da Primavera" – Art Theater
Musical que aborda o despertar da adolescência em jovens do fim do século 19. Drama. 50 min. 12 anos. Local: Teatro.
18 horas – "Um Lago, Dois Cisnes" – Cia. Khalina Aymelek
Baseado na peça original de Tchaikovsky, narra a história de Odette, uma moça frágil e submissa que vive um relacionamento infeliz com o cantor Rothbart, que encanta todas as mulheres. Enquanto dançava em um lago, Odette conhece Siegfried, que, apaixonado, promete fazê-la feliz e livrá-la do trauma do relacionamento anterior. Mas o frágil relacionamento não resiste à sedutora Odille. A coreografia propõe uma análise psicológica sobre a dinâmica de relacionamentos como este. Dança Oriental Cênica. 40 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
19 horas – "Na Vitrine" – Verso Cia de Dança (Espetáculo Convidado)
Chegar à exposição, observar, ir embora. Na Vitrine expõe corpos-obra e obras-corpo. O espetáculo é um ato do público e dos artistas que transitam entre imagens e molduras. Espetáculo de dança contemporânea, que propõe a criação de diálogo direto com o lugar, e com o público, fazendo o uso da técnica de improviso em dança. A coreografia se desenvolve a partir da imagem criada pelos intérpretes, colocados no espaço entre a vitrine e as obras expostas. Dança. 45min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
20 horas – "A Farsa da Boa Preguiça" – Doutores do Riso Curativo
Mesmo em consideração ao título não chega necessariamente a ser uma farsa, por conta de seu apelo moral e religioso. O riso é provocado pela linguagem informal da feira e da praça pública e que remete à cultura popular medieval e à carnavalização, por meio de personagens estereotipadas. Comédia. 60 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
Dia 13 / domingo
11h30 – "Floresta Encantada" – Oficina Teatral Casarte
Ághata é uma bruxa boa que mora na floresta encantada e adora cuidar do meio ambiente, porém um bruxo malvado arma planos para tomar conta da floresta e destruir a natureza. Será que ele vai conseguir? Infantil. 50 min. Classificação Livre. Local: Teatro.
14 horas – "Quem é Inteligente Faz o Mundo Diferente" – Cia das Fajutas Mulheres
Com uma barata vilã, um rato herói e uma garota muito esperta, o espetáculo enfoca a necessidade da preservação ambiental e a discussão sobre o lixo de forma lúdica. Infantil. 50 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
16 horas – "O Auto da Compadecida" – Teatrando
A obra de Ariano Suassuna conta a história de João Grilo e Chicó, dois amigos que viviam mentindo, trapaceando e enrolando os moradores da cidade de Taperoá. Um belo dia, João Grilo morre e o destino de sua alma é julgado por Emanuel, ou Jesus como conhecemos, e pelo Diabo. Para se salvar, ele recorre à intervenção de Nossa Senhora e vive uma surpreendente ressurreição. Comédia. 40 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
18 horas – "Quimera" – Grupo LOUPT (Loucos Por Teatro)
Num universo tão vasto como o da mente humana, o que é realidade e o que é fantasia? O que é loucura? O que é lucidez? Existem respostas para estas questões? O espetáculo propõe ao público reflexões sobre amor, loucura, lucidez e questões que atormentam o homem. Uma história de amor diferente. Onde começa a loucura? Onde termina a lucidez? Drama. 50 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
20 horas – "Só porque não Somos Iguais" – Grupo Boca
O palco do teatro do colégio Centaurus está sendo preparado para uma apresentação. Antes da peça, alunos, pais e funcionários se envolvem em uma questão relacionada à homoafetividade e ao bullying. São duas histórias diferentes que, embora entrelaçadas por preconceitos, são muitos presentes e humanas. Contudo, a peça levanta a questão: a Idade Média ainda não acabou? Drama. 60 min. Classificação: 16 anos. Local: Teatro.
Dia 19 / sábado
15 horas – "Os Saltimbancos" – Cia Nó
Texto de Chico Buarque que conta a história de quatro animais que desabafam suas dificuldades na vida com seus donos. Uma crítica social em relação à ditadura e diferenças sociais no Brasil, porém contada de maneira lúdica. Infantil. 40 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
17 horas – "O Poder do Futuro" – Unique
Ano 2000. Ocorre o apocalipse e quase todos os seres são dizimados, restando algumas pessoas. Os negros se unem e tomam o controle da situação, fazendo alguns prisioneiros. Encontram um sobrevivente que anseia por liberdade, levantando uma revolução contra o louco comandante que governa o mundo com sua grande arma. Drama. 80 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
19 horas – "Só" – Núcleo Extedoe e Núcleo Cênico Os 4 (Espetáculo Convidado)
Parceria entre os dois núcleos de dança e teatro, o monólogo "Só", criado em 2007, surgiu das experiências do artista João Marcos Bargas. Com enfoque em uma dramaturgia do corpo, o intérprete transforma seus sentimentos em movimentos e mescla artes plásticas e cênicas em uma abordagem contemporânea. Espetáculo contemplado pelo FunCultura. Dança-Teatro. 30 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
19h45 – "Guerra" – Cia. Meios & Fins
Recortes de músicas e poemas com tematização em torno da problemática da fome. Drama. 10 min. Classificação: Livre. Local: Saguão.
20h30 – "Por que eu?" – Cia. Teatral Apolo e Dionísio
Três órfãos, sem trabalho, sem comida. Mas esta não é uma história triste. Certamente, você vai se divertir com estes irmãos que querem se dar bem. A única coisa que não querem é trabalhar. Comédia. 50 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
Dia 20 / domingo
14 horas – "Lampião e Maria Bonita" – Teatro Mix
O texto traz a história do rei do cangaço, a partir de seu primeiro encontro com Maria Bonita de forma tragicômica e irreverente. Tragicomédia. 25 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
16 horas – "Existo" – Cia Sem Rumo
Uma história sobre pessoas que buscam o sentido da vida por meio de monólogos filosóficos e que suscitam a reflexão do público. Drama. 25 min. Classificação: Livre. Local: Teatro.
18 horas – "Quem é ninguém?" – Cia. Teatral Playmobilles
Uma adaptação do "Auto da Lusitânia", de Gil Vicente, que retrata a humanidade arrogante, prepotente, corrupta e sem consciência de seus erros. Comédia dramática. 45 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
19 horas – "O Bem Amado" – Cia. Grito
Personagens caricatos e populares participam do texto de Dias Gomes. Uma comédia que retrata os desmandos do poder e a sua manipulação. Comédia. 20 min. Classificação: Livre. Local: Saguão.
19h30 – "Guizos" – Cia. Experiência O Teatro do Excluído
Narrativa dos seis meses de uma conturbada relação entre um médico e um menino de 9 anos, a peça fala sobre os desgastes cotidianos e sobre a loucura. Drama. 40 min. Classificação: 18 anos. Público limitado a 35 pessoas. Local: Sala de Memória).
20 horas – "Filhos do Desprezo" – Cia. Os Outros
Inspirado em fatos reais, Filhos do Desprezo conta a história de um crime ocorrido em Guarulhos. Drama. 50 min. Classificação: 16 anos. Local: Teatro.
Dia 25 / sexta
20 horas – "O Mambembe" – Cia. Mater Amabilis
É a história de uma companhia teatral que viaja pelo interior do país, enfrentando todo o tipo de dificuldade para realizar seus espetáculos e atrair público. A peça, uma espécie de hino de amor ao teatro, apresenta, com muita graça, o enredo centrado nas personagens Laudelina, mocinha que deseja ser atriz, e Frazão, o empresário do grupo mambembe. Comédia. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
Dia 26 / sábado
14 horas – "A Mendiga" – Cia. Lanterna Teatro
Em uma noite de Natal, uma mulher de classe média alta é surpreendida por uma mendiga que por três vezes seguidas bate à sua porta em busca de comida. Drama. 40 min. Classificação Livre. Local: Teatro.
15h30 – "No último andar é mais bonito: é lá que eu quero morar" – Cia. Dorcelina
Exercício cênico criado coletivamente a partir da apropriação lúdica do poema de Cecília Meireles, "O último andar". Infantil. 20 min. Classificação: Livre. Local: Auditório).
16 horas – "Jó e Thamar" – Grupo de Teatro Cristão Ágape
A peça retrata o cruzamento das histórias de Jó e Thamar. Tem por temática a resiliência cristã por meio da fé em Deus frente a situações desesperadoras como a perda de entes queridos, destruição de bens materiais, doenças graves e estupro. Drama. Duração: 30 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
17h30 – "Sob os Limites da Insanidade" – Cia. Insano Movimento
Uma bailarina, completamente perdida em seus vícios, sequestrada no auge do sucesso: uma bomba prestes a explodir e a por um fim em tudo e a insanidade de um amor. Drama. 80 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
19 horas – "Atravessamos: a história de Sofia" – Teatro La Casa del Perro (espetáculo convidado)
Há momentos na vida que devemos atravessar. Nós, encharcadas de fronteiras e de abismos internos, cedo ou tarde somos chamadas a empreender a viajem levando as histórias, feridas e fortalezas de nossas antepassadas. Esta, também, é a história de Sofia, uma mulher que como muitas outras, atravessa o deserto para voltar ao "lar". No caminho, descobrirá que a única coisa que pode devolver-lhe a valentia e dar-lhe fortaleza para vencer é a voz desses contos antigos que revivem cada vez que alguém necessita escutá-los. Baseado em contos da tradição oral de distintos cantos do mundo. Tragédia. 60 min. Classificação: 14 anos. Idioma: Espanhol. Local: Teatro.
19h30 – "Guizos" – Cia. Experiência O Teatro do Excluído
Narrativa dos seis meses de uma conturbada relação entre um médico e um menino de 9 anos, a peça fala sobre os desgastes cotidianos e sobre a loucura. – Drama. 40 min. Classificação: 18 anos. Público limitado a 35 pessoas. Local: Auditório.
20 horas – "Código da Vinci" – Cia. Centopéicos
A intervenção narra o aparecimento e a queda de Lúcifer. Após sua queda, surge o rei dos apóstolos, que oferece o seu alimento que rejeita; mas mesmo após sua rejeição ele é levado. Drama. 20 min. Classificação: Livre. Local: Saguão.
20h30 – "Os Filhos da Dita" – Cia. Arlequins (espetáculo convidado)
Ambientado no período da Ditadura Militar no Brasil, o espetáculo visa a permitir ao "indivíduo" sentir que é real o preceito de que é o homem que constrói a sua história, e não fortalecer a afirmação que a história acabou e que vivemos no melhor dos mundos possíveis é nosso objetivo. Local: Teatro.
Dia 27 / domingo
14 horas – "O Palhacinho e a Rosa" – Baú de Luz
Um palhacinho triste, chorando, senta-se em um canto de um jardim e encontra uma rosa falante que diz a ele sobre todo o encanto da natureza: e assim a história se desenrola. Infantil. 45 min. Classifi cação Livre. Local: Teatro.
16 horas – "Tipo… Família!" – Grupo Arte Anônima
Será mesmo que família é tudo igual? O espetáculo mostra a irreverência de uma família para lá de diferente: um casal que enfrenta a rotina do casamento de forma bastante ácida, com filhos e genro nada convencionais. Comédia. 60 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
17 horas – "Sequestro" – Sotero Cia. de Teatro
Espetáculo que retrata uma mulher sequestrada de seus valores, representando a humanidade contemporânea violada de seus direitos e sem consciência de que está aprisionada. Mas quem poderá libertá-la? O sistema? Monólogo / Drama. 35 min. Classificação: 18 anos. Local: Sala de Memória.
18 horas – "A Consulta" – Trupe Zoé
Uma viúva se sente doente e decide ir ao médico, porém ao se enganar, erra a porta e acaba entrando no consultório de um advogado, por quem se apaixona. A descoberta de uma mentira e de um amor à primeira vista, a juventude aflorada e uma paixão proibida. Drama. 40 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
19 horas – "A Cobra vai Fumar" – TUOV (Teatro Popular União e Olho Vivo) (espetáculo convidado)
A partir de relatos de ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que combateu em Monte Castelo e outras regiões da Itália na Segunda Guerra Mundial, o Olho Vivo conta, em forma de fragmentos, um pouco de um passado ainda presente. Como se a memória teimasse em esquecer e lembrar. Teatro de Rua. Local: Teatro.
Serviço:O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.