Teve início na semana passada a Mostra de Capoeira Guarulhos 450 anos. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura através de um convênio firmado com o Ministério da Cultura. Nos dias17 e 18 de março o Parque Jurema e o Jardim Vila Galvão receberam o encontro. Neste fim de semana mais dois locais da cidade vão servir de palco para a manifestação cultural e também para apresentações musicais. A entrada é gratuita.
No sábado (24) a mostra estará no Jardim São João a partir das 10h. O evento acontece na rua Juarez Távora, s/nº, próximo da Praça Orobó. O grupo Sambarockano anima a festa. Melvin Santana é a atração musical do domingo (25). A rua Rosa de Ouro,s/nº, no Jardim Cumbica, é o endereço do encontro que começa às 10h.Taboão e Jardim Bom Clima são as regiões por onde a mostra passará nos dias 31de março e 1° de abril, respectivamente.
O encerramento da mostra itinerante acontece no dia 15 de abril no Pátio de Eventos do Adamastor Centro, onde haverá uma grande celebração com a participação de grupos de capoeira e mestres griôs capoeiristas ministrando palestras sobre o tema. Para fechar a festa, sobem ao palco a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene/SP e as cantoras Céllia Nascimento e Erica Cardial.
Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a arte da capoeira é uma das mais antigas e populares manifestações culturais do país. Pensando nisso, foi criado o projeto que pretende promover a capoeira como uma forma de integração social e familiar, além de contribuir para o fortalecimento da prática da capoeira na cidade e região. Também é objetivo da mostra fomentar a elaboração de projetos e políticas públicas em prol da continuidade da capoeira e assim assegurar apreservação desta arte como patrimônio brasileiro.
Outro fator que motivou a elaboração deste projeto é a falta de oportunidades e perspectivas de vida que contamina uma enorme parcela dos jovens, deixando-os mais suscetíveis a práticas de atividades criminosas. "Assim, entendemos que com esta mostra, a capoeira pode ser muito importante no contexto social-econômico-cultural atual, visto que ela surgiu em condições semelhantes àquelas que são impostas pela sociedade contemporânea", explica Wagner Elmi, gerente do Departamento de Atividades Culturais, da Secretaria de Cultura