O projeto Mostra de Teatro do Colégio Mater Amabilis é gratuito e aberto ao público, que pode assistir a peças infantis como “Maroquinhas Fru Fru”, “Pluft – O Fantasminha” e “Cinderela”. As apresentações encenadas por pais e alunos do colégio acontecem até o mês de novembro no anfiteatro da instituição. Os espetáculos celebram os 50 anos do Colégio Mater Amabilis, de Guarulhos.
Em geral, as turmas ensaiam duas horas por semana. “A mostra estreita a comunicação e o relacionamento entre jovens e adultos, até mesmo os que não são seus pais nem familiares. Isso ajuda no desenvolvimento da maturidade” afirma Marcio Trinchinatto, ator, diretor e professor responsável pelo projeto.
Na aula de teatro do Colégio Mater Amabilis, o texto não é decorado, mas construído pelos próprios pais e alunos, de acordo com as orientações de profissionais. “Se a criança fica presa àquilo que vai falar, fica robótica. Nós explicamos o que eles têm de fazer em cena, mas o que vão falar é de autoria deles. Essa preocupação com a fala, com a linguagem é importante também para a construção do conhecimento”, ressalta Trinchinatto.
O teatro já faz parte do programa pedagógico da escola. No ano passado, uma das peças encenadas foi a Caverna de Platão, que conta a história de um grupo que vivia na escuridão por medo de encontrar a luz. Dessa forma, as aulas são também ferramentas para tornar o conteúdo e o repertório de grandes autores mais tangível.
Além disso, o teatro possibilita o desenvolvimento da inteligência socioemocional. “É uma janela para o autoconhecimento. Os estudantes do fundamental II e Médio começam a perceber que o palco não é exibicionismo, mas um ambiente de comunicação, de estar a serviço do outro; é uma lição de humildade”, completa o professor.
Programação
01, 08 e 15 de junho – 16h – Cinderela
14, 21 e 28 de setembro – 16h – Pluft – O fantasminha
12, 19 e 26 de outubro – 16h – Evento surpresa
23 e 30 de novembro – 16h – Maroquinhas Fru Fru
Colégio Mater Amabilis
Endereço: Rua Josephina Mandotti, 158 – Jardim Maia