Educação

Mostra em escola do Parque Primavera explora aprendizagens com elementos da natureza

Foto: Gezer Amorim/PMG

A mostra do projeto anual da EPG Maria Isabel de Assis, no Parque Primavera, realizada na última sexta-feira (18), contou com exposição de registros das experiências vivenciadas pelos alunos da educação infantil ao longo do ano, além de apresentações e oficinas. O evento reuniu familiares, amigos e convidados dos mais de 600 alunos da unidade escolar dos períodos manhã e tarde.

Os trabalhos mostraram o resultado de diversas aprendizagens conquistadas por meio de atividades sobre os elementos que compõem a natureza, como folhas, terra, água, gravetos, entre outros.

As coordenadoras pedagógicas Girlane Maria da Silva e Gabriela Ardel Batista explicam que as salas de aula receberam enfeites alinhados ao tema Nas delicadezas da natureza, experimento e aprendo com os elementos. “A ideia foi aproximar as crianças da natureza com brincadeiras e interações com seus elementos, pois acreditamos em um mundo que respeita as infâncias, o tempo e suas próprias experiências. Sendo assim, quando voltamos para as aulas presenciais reforçamos essas práticas com as turmas”, disse Girlane.

O tema vem sendo abordado com os professores desde a reunião de planejamento no início do ano. “Essa infância mais brincante, vivida na sua essência, é fundamental para o ‘ser criança’, explorar os diferentes espaços externos, como a natureza, afinal as aprendizagens acontecem em brincadeiras e interações no dia a dia. O brincar ajuda a criar soluções e proporciona maior socialização, além de desenvolver a criatividade”, ressaltou Gabriela.

Liberdade para criar

A mostra contou ainda com uma apresentação musical com as turmas do maternal e dos estágios I e II. As turmas também acompanharam suas famílias para a exposição dos trabalhos no pátio da escola e nas dez salas de aula, divididas em memórias e nas quatro estações do ano.

Cada professor definiu o trabalho que seria desenvolvido com sua turma, tais como releituras de obras literárias e artísticas com materiais recicláveis e não estruturados, impressão das digitais das crianças com tinta guache, desenhos de observação, gravetos para escrever o alfabeto, pinturas com tintas naturais (pó de café, terra, folhas verdes, urucum, açafrão), entre outras experiências em grupo.

Em setembro deste ano a EPG Maria Isabel de Assis inaugurou o tanque de areia no parque da escola para animar ainda mais as crianças. Foram realizadas inúmeras atividades utilizando água, o que proporcionou aos pequenos descobertas e diversas sensações e possibilitou espaços de convivência, aprendizagens e brincadeiras.

Posso ajudar?