Um motociclista foi arrastado pela enxurrada e caiu no córrego Taboão na tarde deste domingo (25), no bairro Jardim Santa Emília, em Guarulhos. O caso aconteceu na Rua do Araújo, por volta das 16h16, durante a forte chuva que atingiu a cidade e outras regiões da Grande São Paulo.
A vítima foi levada pela correnteza e “engolida” pelo córrego, mas acabou sendo resgatada com vida cerca de 500 metros adiante, graças à ação de moradores da região.
Vídeos gravados por vizinhos mostram o momento do resgate. Para retirar o homem do local, moradores improvisaram uma corda, amarrada à cintura da vítima, e conseguiram puxá-lo para fora da água.
Bombeiros foram acionados
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para atender a ocorrência, mas, ao chegar ao endereço, constatou que o motociclista já havia sido retirado do córrego por populares.
“A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada ao Hospital Municipal de Urgências (HMU) de Guarulhos”, informou a corporação.
Segundo a Prefeitura de Guarulhos informou à TV Globo, o município registrou 57 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e pelo menos sete ocorrências de alagamento.
Mesmo local de morte registrada em dezembro
O ponto onde o motociclista caiu é o mesmo onde, no dia 16 de dezembro de 2025, um motorista de 58 anos morreu após ter o carro arrastado pela enxurrada para dentro do córrego Taboão.
Na ocasião, o veículo foi levado pela correnteza e o corpo da vítima só foi localizado três dias depois, já nas proximidades do rio Tietê, onde o córrego deságua.
Após a morte, a gestão do prefeito Lucas Sanches (PL) atribuiu o problema aos moradores. Na época, afirmou, em nota, que a Rua do Araújo possui “sistema de drenagem adequado”, mas destacou que há residências construídas sobre o córrego, o que prejudicaria o escoamento da água em períodos de chuva intensa.
A prefeitura também informou que realizou limpeza do córrego e das bocas de lobo da região, ressaltando que o descarte irregular de lixo compromete o fluxo da água.
Reclamações persistem
Moradores da área relatam que alagamentos são frequentes e que o risco permanece em dias de chuva forte. A Prefeitura de Guarulhos foi novamente procurada para comentar o novo episódio e as reclamações sobre casas invadidas pela água, mas não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.


