A partir do dia 4 de agosto, motoboys de todo o país terão de obedecer a novas exigências para o exercício da atividade. Conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoboys terão de cumprir novas exigências para exercer a atividade como uso obrigatório de itens de segurança como coletes e capacetes com dispositivos retrorrefletivos, proteção para motor e pernas, além de aparador de linha, também conhecido como antena corta-pipa, entre outros.
Quem quiser trabalhar com motofrete vai ter também de apresentar atestado de antecedentes criminais, e a motocicleta deverá ser obrigatoriamente da cor branca e possuir baú permanente e faixa refletiva, bem como ter instalado mata "mata-cachorro" e antena anti-pipa.
Nas novas regras para se exercer a profissão vão constar também exigências como ter 21 anos, carteira de habilitação categoria A há pelo menos dois anos, certidão de antecedentes criminais e comprovante de curso de capacitação, qualificação e atualização.
Uma cartilha que funciona como um guia prático, explicando os pré-requisitos do condutor, do veículo e as leis que regulamentam a profissão está disponível no site do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran), no www.detran.sp.gov.br. A publicação contém orientações sobre o curso especializado para motofrete, dicas para uma pilotagem segura, e o passo a passo para obter o Condumoto (certificado de capacitação para o transporte de pequenas cargas, expedido pelo DTP).
A reportagem do Guarulhos HOJE tentou entrar em contato com o Sindimoto Guarulhos, mas não conseguiu localizar seu presidente.