A linha 2012 do Kia Sportage chega ao Brasil com duas novidades: a versão flex fuel e o câmbio mecânico de seis marchas. O SUV compacto urbano, terceiro modelo bicombustível da montadora sul-coreana (os outros são o Picanto 1.0 12V e o Soul 1.6 16V) e também destinado exclusivamente ao mercado brasileiro, tem preços sugeridos de R$ 90.900 a R$ 113.400
O modelo, que mantém o design atraente de Peter Schreyer, está disponível com motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT. Segundo dados da Kia, alimentado com etanol, o motor entrega 178 cv de potência a 6.200 rpm e torque de 21,4 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 169 cv de potência a 6.200 rpm e torque de 20 Kgm a 4.700 rpm – na versão vendida anteriormente, somente a gasolina, o Sportage apresentava motorização 2.0 litros com 166 cv a 6.200 rpm e torque máximo de 20,1 Kgm a 4.600 rpm.
No mercado brasileiro, o modelo pode ser encontrado em cinco versões, uma delas com a nova transmissão manual de seis velocidades e as demais com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. Em relação a tração, o Sportage está disponível em quatro modelos com tração 4×2 e um com 4×4 full-time.
Com 4,45 metros de comprimeto e 2,64 m de distância entre-eixos, a capacidade de carga do SUV varia de 740 litros, com os bancos traseiros ocupados, a 1.547 litros, com os assentos traseiros rebatidos. Outra mudança na linha 2012 foi no tipo de direção, que passou a ser elétrica progressiva.
Conforto e recursos High-Tech
Internamente o Sportage mantém ambiente aconchegante, com acabamentos discretos e vários recursos hight-tech. A versão de entrada, com câmbio manual, ar-condicionado manual, chave tipo Keyless, travamento de porta e abertura do porta-malas à distância, freio de estacionamento com acionamento por pedal, iluminação do porta-malas, rádio CD/MP3 com controle no volante, entrada de áudio auxiliar e USB no console central, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, sistema imobilizador de ignição, tampa do compartimento de bagagem, travamento elétrico central das portas e porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas com função One Touch Down para o motorista e volante com regulagem de altura, custa R$ 90.900. Com essa configuração, porém com transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo e indicador de marchas no conjunto de mostradores, sobre para R$ 95.400.
Como topo de linha, a Kia disponibiliza versões que trazem, além dos itens já mencionados, ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone e ionizador, banco do motorista com ajuste elétrico, botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key, computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores, câmera de ré com visor LCD de 3,5 no espelho retrovisor interno, espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático eletrocrômico, piloto automático com controles no volante, áudio com cabo para iPod, revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas, spoiler traseiro e luz diurna de navegação em LED, ao preço de R$ 109.300. Esse valor sobre para R$ 114.600, incluindo teto solar elétrico duplo panorâmico One Touch Down com sistema antiesmagamento e air bags laterais e de cortina. Já a versão com tração 4×4 full-time custa R$ 113.400.
Segurança
Em relação a segurança, o SUV compacto da Kia oferece sistemas de última geração e equipamentos de série como acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire, air bags frontais para motorista e passageiro da frente, barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada, encostos de cabeça dianteiros ativos, freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD, sensor crepuscular e sensores de aproximação no para-choque traseiro.
Em algumas versões, o Sportage pode ter dez air bags – sendo frontais, laterais e de cortina, câmera de ré com visor LCD de 3,5 no espelho retrovisor interno, controle de frenagem em declives (DBC) e controle eletrônico de tração (ESP).