Um motorista foi detido na manhã desta sexta-feira, 6, por tentar furar o bloqueio de uma manifestação de estudantes e trabalhadores da Universidade de São Paulo, que ocorria na rua Alvarenga, Butantã, zona oeste da cidade. Ele foi encaminhado ao 51º Distrito Policial (Rio Pequeno) por desobedecer aos policiais e também responde por lesão corporal a um manifestante, segundo a Polícia Militar.
Imagens da Rede Globo mostraram o momento em que o homem passou pelos manifestantes com o veículo, foi abordado por policiais e levado por uma viatura. De acordo com a SP Trans, os ônibus que circularam no horário da manifestação precisaram desviar a rota pelo portão 3, mas não houve redução das linhas e a operação foi normalizada por volta das 8h30.
De acordo com a Polícia Militar, o protesto teve início às 6h e contou com a participação de cerca de 50 pessoas. O ato foi realizado pela Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), com apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em “resposta imediata aos ataques promovidos recentemente pelo governo Dilma Rousseff”, segundo o site da entidade.
O movimento critica a atuação do governo federal diante da “crise econômica que se agrava”. A manifestação teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), que convocou servidores da instituição e estudantes desde às 6h, para protestar também contra as demissões na universidade.