Cidades

Motoristas e moradores sofrem em vias que ligam obras do Rodoanel

O GuarulhosWeb percorreu as principais vias que ligam a Vila Galvão à Praça Oito, no Taboão, seguindo um roteiro alternativo que tem início na avenida Pedro de Souza Lopes. Trata-se de um percurso muito utilizados por muitos caminhões que carregam materiais para as obras do Trecho Norte do Rodoanel. Foram encontras as mais diversas irregularidades, como a falta de calçadas, buracos, ponto de ônibus sem abrigo e ausência de sinalização em diversos trechos. 
 
Silvio Guimarães, de 60 anos, mora às margens da Estrada David Correia, no bairro Cabuçu, há 32 anos. “Os buracos e a poeira sempre foram problema aqui, porém depois do início das obras do Rodoanel, a coisa tem piorado”, explicou.
 
Outras vias como estrada Recreio São Jorge e avenida Silvestre Calmon Vasconcelos também apresentam problemas. Em algumas partes do trajeto é possível ver veículos estacionados tomados pela terra. “Minha casa está coberta de poeira, eu acabo de limpar e já está sujo de novo. Chega a ser difícil de respirar”, conta a dona de casa Josélia Ramos da Silva, de 38 anos.
 
Na estrada Recreio São Jorge, o lixo se acumula nas margens. Também falta sinalização. O GuarulhosWeb encontrou um ponto de ônibus onde o passageiro não conta com abrigo e é obrigado a dividir espaço com uma grande quantidade de entulho, material reciclável e lixo orgânico. 
 
Já próximo à Praça Oito, no Taboão, os buracos se acumulam, apesar da aparência do novo asfalto. Não é difícil encontrar desníveis e buracos que atrapalham o motorista. 
 
Sobre a conservação das vias pelas quais circulam veículos pesados utilizados nas obras do Rodoanel Norte, o Consórcio Construcap-Copasa informa que regularmente são feitos reparos nos pavimentos, umectação das vias etc.
 
Já a ACCIONA é ciente dos danos, porém a Avenida Pedro de Souza Lopes, por onde circulam os caminhões das construtoras dos Lotes 4 e 5 do Rodoanel Norte, é a principal via de acesso à Rodovia Fernão Dias, a qual também é utilizada por ônibus, veículos pesados com destino final aos lixões autorizados das áreas próximas, assim como outras indústrias que têm acessibilidade por esta via.
 
O contrato de construção do Rodoanel prevê a recuperação das vias de caminho de serviço e vias próximas no final da execução da obra.
 
O nosso volume é de pequeno impacto em comparação com o volume derivado do tráfico da principal via de acesso à rodovia Fernão Dias e das origens e destinos para outras indústrias que têm acesso por meio desta via.
 
Antes de a construtora iniciar qualquer frente de trabalho, é realizada uma vistoria cautelar nas residências do entorno e as vias são mapeadas. Desde o princípio, em prol da segurança do trânsito, a empresa vem disponibilizando sinaleiros nos pontos de entrada/saída de caminhões das suas frentes de trabalho e canteiro industrial.
 
A população pode entrar em contato com a equipe social que faz o atendimento à comunidade.
 

Posso ajudar?