Cidades

Motoristas fazem conversão proibida na ponte da Infraero

STT não se manifestou sobre possíveis mudanças na orientação do tráfego

Perto de completar um mês desde que foi reaberta ao trânsito, o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos pela ponte do rio Baquirivu-Guaçu, que interliga a rodovia Hélio Smidt à avenida Jamil João Zarif, tem causado reclamações e infrações de motoristas que passam pelo local todos os dias. Interditada desde fevereiro do ano passado, por não ter condições seguras para o tráfego de veículos, parece que os engenheiros olharam apenas para um lado. Isso porque quem sai do aeroporto e precisa ir no sentido Taboão não pode virar a esquerda no semáforo e tem de percorrer uma distância de aproximadamente dois quilômetros até encontrar o retorno, já no Haroldo Veloso.

O acréscimo na distância e a falta de opção dos motoristas em poderem acessar a via, está fazendo com que conversões graves estejam acontecendo na avenida. É o famoso "gato" que, segundo informações que a reportagem do HOJE colheu com pedestres que passam pelo local, ainda poderá causar acidentes graves, uma vez que fortes freadas são ouvidas durante praticamente todo dia.

Durante os 30 minutos que a reportagem permaneceu no local, não foi difícil flagrar motoristas fazendo a conversão proibida poucos metros da ponte, em um alargamento de terra que existe na via. Foram cerca de 10 veículos flagrados.

A reportagem então entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito de Guarulhos (STT) para saber se existe algum projeto que permita os motoristas virarem à esquerda na ponte ou se existiria a possibilidade da construção de um retorno bem antes do atual existe. Até o fechamento desta edição, a STT não se manifestou.

Posso ajudar?