O vereador e presidente da cooperativa Guarucoop Edmilson Americano pretende agendar uma reunião com o prefeito Sebastião Almeida na próxima semana caso não haja decisão pela reabertura do acesso da marginal para a pista expressa da rodovia Presidente Dutra, na altura do km 222 da via marginal, sentido Rio de Janeiro – São Paulo. O fechamento acontece desde dia 18 de outubro e, como mostrou o Guarulhos Hoje no dia 20, motoristas da cidade tem reclamado de aumento do congestionamento.
Segundo Americano, a reunião será realizada para reverter à situação. "Quero conversar com o prefeito para tentar liberar o acesso, que está prejudicando a população de Guarulhos", argumenta. Ele acredita que o bloqueio foi um desrespeito para os munícipes. "Isto não favoreceu em nada para a população, pelo contrário piorou".
Além disto, os funcionários da Guarucoop foram prejudicados com o fechamento do acesso. O presidente afirma que 80 % dos taxistas utilizavam à pista expressa por ser mais rápido. "Atrapalhou muito o serviço dos funcionários aqui da cooperativa".
Segundo informações da concessionária Nova Dutra, o fechamento da pista expressa está em fase de análise e não há uma data para definir se o acesso vai ficar fechado definitivamente. A concessionária ainda informa que semana que vem pode haver uma definição sobre a liberação ou não do acesso.
Questionados pelo jornal a respeito de um estudo feito para planejar o fechamento do acesso e que pontos este planejamento abordaria, a NovaDutra não se pronunciou.
Conforme já publicado pelo GH, a empresa afirma que o fechamento tem por objetivo controlar o congestionamento que se forma na rodovia no sentido São Paulo.