Através das redes sociais, motoristas denunciam postos de gasolina, em diversas regiões da cidade, que estariam comercializando combustível adulterado. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), três postos de combustível foram fiscalizados em Guarulhos no início deste ano. Um deles foi interditado. O município tem 163 postos revendedores autorizados pela ANP.
O morador Rafael Barbosa, da Vila Santo Antônio, contou que sempre abastecia em um posto próximo da sua residência. Por lá o valor do combustível estava R$ 0,50 abaixo do praticado no mercado. Após algum tempo rodando com o veículo, ele notou problemas. “O carro não chegou a parar, mas notei que algo estava errado. Agora procuro postos com indicação para não passar por isso de novo” explicou.
Ainda segundo a ANP, em dezembro de 2017 foram fiscalizados seis postos, tendo sido um deles autuado por ostentar bandeira Petrobras quando no cadastro da ANP constava como bandeira branca. O GuarulhosWeb acompanhou uma operação que aconteceu em março de 2017. Na ocasião as fiscalizações aconteceram em diversos bairros da cidade e, apesar de algumas bombas lacradas, nenhum estabelecimento foi fechado.
O uso de gasolina adulterada pode prejudicar o motor do automóvel, os bicos injetores e as velas de ignição. “Se permanecer por muito tempo utilizando combustível ruim, o problema pode estragar a sonda lambda, queimar a bomba de combustível e também o catalizador” explicou o mecânico Vinicius Rodrigues.
Os sinais para saber se o combustível está adulterado são: falhas, demora para iniciar a partida, perda de potência e aumento do consumo.
Suspeitas de irregularidades podem ser denunciadas ao Centro de Relações com o Consumidor (CRC) da ANP, pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo site. Após o registro, as denúncias são encaminhadas à área de fiscalização da ANP, que as analisa e inclui no planejamento de fiscalização.