Cidades

Movimenta Saúde terá Fevereiro Pink de combate às IST/Aids

Começa hoje a ação “Fevereiro Pink”, realizada pelo Movimenta Saúde em Guarulhos. O mês terá ações voltadas para o combate às IST/Aids nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Alguns exemplos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são: herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV, infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e hepatites virais B e C.
 
Em Guarulhos, atualmente, o público mais vulnerável ao HIV são os jovens entre 15 e 26 anos. Segundo dados de outubro de 2016 do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), essa faixa etária apresentou crescimento do número de casos de HIV entre 2010 e 2015 na cidade, confirmando o cenário nacional.
 
Compõe o conjunto de estratégias voltadas ao enfrentamento das IST, HIV/Aids e hepatites virais a ampliação da oferta dos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, proporcionando o acesso ao aconselhamento, diagnóstico e tratamento em tempo oportuno, que pode ser realizado nas UBS.
 
Desde modo, o dia 8 de fevereiro será o Dia D deste mês, quando as ações serão intensificadas por meio de oficinas de prevenção às ISTs, incluindo informações sobre HPV e a vacinação para adolescentes.
 
Para desenvolver ações de prevenção ainda mais assertivas, bem como ampliar o acesso à população, é fundamental a articulação entre as políticas de Saúde e Educação, considerando a escola como espaço social de construção da identidade e de atitudes saudáveis. Seguindo esta lógica, e dentro das ações do Movimenta Saúde, no dia 22 de fevereiro será realizado o II Simpósio de IST/Aids de Guarulhos, no Centro Educacional Adamastor.
 
A ação será voltada à troca conhecimento e experiências entre professores e profissionais de saúde, articulada na parceria entre Programa IST/Aids e Hepatites Virais e Programa Saúde na Escola, contando com a participação das Secretarias Municipal e Estadual da Educação. 
 
Durante o mês de fevereiro também serão realizadas atividades nos finais de semana com os educadores físicos, onde além da atividade física será abordado o tema deste mês. No dia 3 haverá atividades físicas e danças no CEU Bambi. No dia 24 é a vez do estádio da Ponte Grande receber corrida e exercícios funcionais.
 

Posso ajudar?