Estadão

MP-RJ investiga gastos de R$ 1 milhão de ministra da Turismo na campanha

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) investiga se a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), desviou verbas do fundo de campanha.

Ela gastou R$ 1 milhão em duas gráficas que o MP agora quer saber se são idôneas ou se foram usadas para emitir notas falsas e justificar no papel o uso do dinheiro, possivelmente embolsado. Ela nega irregularidades e afirma que as empresas entregaram todos os materiais de campanha demandados .

O inquérito civil foi aberto a partir de uma notícia-crime apresentada pelo agora deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que foi coordenador da extinta Operação Lava Jato.

<b>LEIA A PORTARIA QUE ABRIU A INVESTIGAÇÃO</b>

O promotor de Justiça Pedro Borges Mourão, de Duque de Caixas (RJ), começou a investigação buscando reconstituir a linha do tempo da composição societária das gráficas Rubra Editora e Gráfica Ltda e Printing Midia Ltda. O objetivo é investigar se as empresas foram abertas em nome de laranjas .

As gráficas estão registradas hoje no nome de Felipe de Souza Pegado. Ele foi secretário municipal em Belford Roxo (RJ), onde o marido da ministra, Waguinho, é prefeito.

<b>COM A PALAVRA, A MINISTRA</b>

"A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reafirma que as gráficas contratadas entregaram todos os materiais de campanha demandados e os mesmos foram retirados nos parques gráficos indicados pelas empresas: Printing Midia, situada na Zona da Leopoldina, e Rubra Gráfica, que terceiriza parte de sua produção na empresa Lastro, em São Cristóvão, não sendo de responsabilidade da ministra a divergência cadastral das gráficas junto à Receita.

Ela ressalta ainda que teve todas as suas contas de campanha aprovadas pelo TRE, que acredita na Justiça e que os fatos serão esclarecidos com a maior brevidade possível."

Posso ajudar?