Cidades

MTST quer ajuda da Caixa para criar conjunto habitacional em ocupação nos Pimentas

 
Um grupo ligado ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) voltou às ruas de Guarulhos nesta quinta-feira para protestar e pedir o apoio das autoridades para que eles se mantenham uma ocupação no Jardim Centenário. Eles querer aprovar um projeto de moradia popular para a área onde, segundo informou uma assessora do grupo, já vivem mais de oito mil famílias. O grupo – estimado em 400 pessoas, segundo a Polícia Militar –  esteve em uma unidade da Caixa Econômica Federal, na avenida Salgado Filho, para solicitar apoio do banco para que realize os investimentos necessários no local.
 
O grupo permaneceu por cerca de uma hora em frente a agência da Caixa, mas foi orientado a seguir para a Secretaria Municipal de Habitação, onde deve ser atendido por um gerente da agência. Segundo uma representante do MTST, a Caixa pode intervir junto ao Ministério das Cidades, para que o projeto de moradias populares seja realizado na área, que é uma propriedade particular.  
 
Segundo informou o MTST, o terreno possui 54 mil metros quadros e estaria abandonado há cerca de 30 anos. A princípio 400 famílias ocuparam o local. A notícia se espalhou e mais pessoas se instalaram chegando a 8.100 famílias. O MTST acredita que mais 3 mil famílias estejam interessadas em fazer parte da ocupação. 
 
O grupo já realizou diversas manifestações pela cidade. Na primeira semana de ocupação, as famílias estiveram na prefeitura onde pediram ajuda para negociar o terreno com o proprietário. Na ocasião a Secretaria de Habitação esclareceu que a Prefeitura não é parte do processo, podendo apenas interceder caso o proprietário queira negociar. Porém, um pedido de reintegração de posse já foi encaminhado à Justiça. 
 
Reunião
 
A Secretaria de Habitação informa que o resultado da reunião foi bastante positivo. Diante da proposta de venda do terreno feita pelo proprietário, ficou acertado que a Caixa Econômica Federal irá realizar avaliação do mesmo para elaboração de proposta de compra da área visando a construção de moradias populares, através da linha de financiamento especial Faixa 1 Entidades. Uma nova reunião entre mediada pela Prefeitura deve acontecer na próxima semana.
 
 

Posso ajudar?