Cidades

Mudança de estação pode causar problemas respiratórios

As 19h45 desta sexta-feira (20) começou o outono, uma época,  segundo os especialistas, que costuma ter períodos úmidos, porém com grandes secas. Quem sofre com esta  mudança são principalmente as crianças e os idosos.
 
Segundo Alexandre Nascimento, meteorologista do site ClimaTempo, o período será de calor acima da média e as chuvas devem diminuir. Esta previsão se estende também para a região dos sistemas de abastecimento do Sudeste como Cantareira e Paraíba do Sul, portanto, os cuidados com a economia devem continuar. Alexandre ainda alerta para a temperatura no mês de junho que não deve apresentar o frio característico da época com temperaturas acima da média.
 
A professora Ana Maria Carr, fisioterapeuta e especialista em Fisioterapia Respiratória da Universidade de Guarulhos (Ung), explicou que alguns cuidados devem ser tomados nesta época do ano.  “As crianças e os idosos são os mais prejudicados neste período, é preciso que materiais que acumulem poeira sejam eliminados, como pelúcias e cortinas. Além disso, outras dicas são limpar a casa com pano úmido, usar soro para limpar a narina e fazer inalação apenas com soro”, explicou.
 
A fisioterapeuta também alerta para os resultados do tempo seco: quadros de cansaço e dificuldade para respirar, pele seca e suscetível a rachaduras, alergias e infecções respiratórias. O tempo seco também favorece o surgimento de outras doenças, como secura na garganta e problemas na voz.
 

Posso ajudar?