Artigos

Mudando a face da cidade

Sabemos todos que a Educação e a Saúde são a base para a construção de uma sociedade mais justa e que garantir condições para que os cidadãos tenham acesso a elas é fundamental para a conquista da cidadania. Coerente com essa convicção, a Prefeitura de Guarulhos investiu muito nesses dois setores, dando prioridade à construção dos Centros de Educação Unificados (CEUs) e às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). E essas obras já mudaram a face de Guarulhos.


Os CEUS são unidades que proporcionam às crianças dos segmentos menos favorecidos da população educação em tempo integral, alimentação adequada, prática de esporte e atividades de lazer. No final do ano passado, a Secretaria de Educação inaugurou a primeira etapa de mais três CÉUS: em Otawa/Uirapuru, Cumbica e Taboão. Assim, a cidade de Guarulhos já pode contar com oito dessas unidades: no Pimentas, Presidente Dutra, Paraíso-Alvorada, Bambi, Ponte Alta), além dos citados. E não apenas as crianças se beneficiam com esses equipamentos; em muitas localidades carentes, o CEU constitui o único espaço de lazer que a comunidade dispõe.


Já o cuidado com a saúde começa pelo saneamento básico, um direito que não pode ser colocado em segundo plano pelo poder público. Em Guarulhos a Prefeitura uniu esforços ao Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e investiu pesado na construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Em três anos, nossa cidade passou a tratar 35% de todo esgoto coletado. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS/2009), com esse índice Guarulhos passará a ser o 11º município – dos 39 que compõem a Região Metropolitana de São Paulo – que mais trata esgoto na região.


Com a perspectiva de atingir a capacidade de tratar cerca de 70% do esgoto até o final deste ano, Guarulhos passará a ser o terceiro município que mais trata esgoto na Região Metropolitana. O conjunto de obras vai contribuir com o processo de recuperação dos cursos de água, de preservação do meio ambiente e, consequentemente, de melhoria da qualidade de vida da população. Saímos do zero e vamos avançar ainda mais.


Pela abrangência e dimensão, essas obras são marcos fundamentais de uma gestão que, como as demais administrações petistas pelo país afora, vem privilegiando a busca do crescimento com a inclusão social.


 


José Luiz Guimarães


Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara. Escreve às quintas-feiras nesta coluna

Posso ajudar?