O Salão do Automóvel de Genebra, em sua 81ª edição que se encerra no próximo dia 13, finalmente “mudou o disco” em relação às últimas exposições internacionais. A ênfase excessiva em modelos alternativos acaba cansando pelas repetições. O público e os jornalistas já sabem que todos os fabricantes estão comprometidos com o futuro do planeta e as ofertas de híbridos em vários níveis, além de elétricos a baterias, são lugares-comuns. As indefectíveis inscrições nas laterais dos veículos sobre emissões de gás carbônico (CO2) em g/km continuam, mas em menor número.
Essa ideia fixa sobre alternativas levou a Renault a uma tremenda saia-justa durante o Salão. Depois de demitir três diretores e insinuar que chineses queriam se apossar de seus segredos elétricos, em investigação iniciada em agosto passado, admitiu o erro, alegando ter sido vítima de uma armadilha interna. Há quem acredite que nada havia de inovador que justificasse o nervosismo e o incidente diplomático com a China, em razão do governo francês ainda possuir 15% do capital da empresa.
Claro, híbridos permanecem em evidência, a começar pela estreia do cupê esporte de quatro portas Panamera. O fabricante, aliás, mostrou a réplica do Lohner-Porsche Semper Vivus, primeiro híbrido em série, que surgiu em 1900, há 111 anos. A Toyota ampliou a linha Prius para uma versão de sete lugares e apresentou quase pronto o compacto Yaris híbrido. Até a Land Rover tem um diesel híbrido plugável, para 2013.
O novo subcompacto Picanto cresceu
Em Genebra, estreou a nova geração do Peugeot 308, que também será feita na Argentina. A parte traseira lembra a do o hatch Renault Mégane II. Simultaneamente, apresentaram-se a perua, o cupê-cabriolet e o GTI. O estreante Chevrolet Cruze hatch é o mesmo a ser produzido
A Audi mostrou a visão da próxima geração do A3, numa versão de dois volumes e meio, de quatro portas (Sportback). O modelo impressionou pelas linhas, embora ainda indefinidos faróis, lanternas e maçanetas. O Tiguan 2012 alinhou-se ao estilo da família VW. Simpático é o conceito de uma Kombi revivida – Bulli, para os alemães –, exibida numa versão elétrica de seis lugares sobre a nova arquitetura subcompacta do grupo, que se chamará Lupo. Giorgetto Giugiaro, nos primeiros trabalhos para a VW, exibiu o misto de hatch e monovolume Go! (sonoridade em inglês semelhante a Gol, coincidência?) e o cupê Tex, porte do Golf.
Interessante o carro-conceito Ford B-Max, monovolume derivado do novo Fiesta: não tem coluna central e usa portas corrediças reforçadas para contornar o desafio técnico dessa solução.
O carro do salão foi o superesporte cupê Lamborghini Aventador LP700-4, contraponto ao estranho Ferrari FF, de quatro lugares e tração integral.
RODA VIVA
OUTRO recorde de vendas no mês passado: melhor fevereiro de todos os tempos, com 274.000 unidades entre autos e comerciais leves/pesados. Em relação a 2010, crescimento de 24%, embora o Carnaval daquele ano tenha ocorrido em fevereiro, o que traz menos tráfego às lojas. Até agora, a restrição de crédito não afetou a comercialização nem de usados.
SÉTIMA geração do Audi A6, ainda este ano no Brasil, sofreu uma das maiores evoluções desde o surgimento em 1968. Distância entre eixos, de nada menos
DESEMPENHO em estradas alemãs do A6 3.0 TFSI Quattro S Tronic (dupla embreagem), de sete marchas e 300 cv, é coisa séria. Além do silêncio a bordo, a precisão de direção, freios e comportamento em retas e curvas, mais a tração nas quatro rodas, permitem rodar horas sem cansar. A direção se autocorrige suavemente, se o motorista sair da faixa sem sinalizar.
VOLVO S60 demonstra que a marca sueca deseja ir além da segurança tradicional. Desenvolveu estilo mais atual, sem deixar de lado o desempenho. O hoje raro motor 6-cilindros em linha, notável pela suavidade, de 304 cv, é transversal dianteiro, um feito de engenharia. Até
ADERÊNCIA de pneus em pista molhada é apreciada, em especial no Brasil, sujeito ao regime tropical de chuvas. O Goodyear Excellence AquaMax melhorou em 13% a dirigibilidade nessa condição, 3% no limite de aquaplanagem em retas e de 9%,
Fernando Calmon é engenheiro e jornalista especializado desde 1967 [email protected] www.twitter.com/fernandocalmon