Artigos

Muito a aprender com o primeiro mundo

Viajar é sempre muito bom! Visitar outros países, conhecer cidades, planejadas, entrar em lugares históricos, conviver com culturas diferentes é a melhor forma de ampliar nossa visão do mundo. O primeiro impacto é a organização sentida logo no desembarque no aeroporto. A ausência de longas filas e a rapidez para retirar a bagagem, além do rigor com a segurança, são mostras de primeiro mundo.


Na semana passada retornamos de uma rápida viagem para os Estados Unidos. Ao contrário das vezes anteriores em que era comum, na alfândega, ser atendido por fiscais americanos mal humorados, desta vez tivemos uma ótima e rápida liberação, demonstrando que os brasileiros estão em alta. Já é possível ver propagandas de lojas divulgando ter a disposição dos clientes brasileiros, vendedores que falam português! Até nos teatros da Broadway em Nova Iorque há vários espetáculos com tradução simultânea.


Há milhares de brasileiros viajando aos Estados Unidos aproveitando a valorização do real para fazer compras. Os preços no geral estão realmente baixos e hoje é mais caro almoçar em um restaurante em São Paulo do que o seu equivalente em Nova Iorque. Promoções de liquidações, cupons de descontos e cartão de fidelidade são usados habitualmente e respeitados pelo comércio. Ou seja, se há uma liquidação, o preço realmente cai.


É incrível observar o valor que os americanos dão para sua história e suas instituições. No último dia 11, foi comemorado o dia dos Veteranos, destinado a lembrar dos combatentes que participaram das guerras defendendo o país. Homenagens ocorreram em quase todas as cidades especialmente em Washington e Nova Iorque onde ocorreu um desfile na 5ª. avenida. Feriado? Nada disso, um dia normal de trabalho para todos!


Impressiona também o sistema de transporte eficiente com ampla rede de metrô, ônibus urbanos com horários marcados e respeitados, taxi para todos os lados, além das facilidades dos carros alugados com GPS o que nos faz pensar sobre como trataremos os turistas no Brasil em 2014.


A segurança é outro aspecto que temos muito a aprender. Além do amplo sistema de câmeras de monitoramento, é visível a presença da polícia nas ruas, atentos ao movimento das pessoas e prontos para auxiliar. Conviver com esta sensação de segurança em que não é preciso ficar alerta o tempo todo, é algo excepcional para os brasileiros.


Acredito que os brasileiros que estão tendo a oportunidade de viajar e conhecer outros países voltam mais críticos e com a certeza que é possível fazer o Brasil avançar mais. Precisamos copiar os bons exemplos e exigir que a maior carga tributária do mundo seja muito bem aplicada para rapidamente alcançarmos a qualidade de vida do primeiro mundo.


Wilson Lourenço


Vice-Presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Posso ajudar?