Pesquisa "The Stampede – Conheça a nova Classe Média Digital", realizada no Brasil, México e Argentina pela agência de marketing digital Razorfish e a empresa de mídia online Terra, mostra que as mulheres estão à frente do processo de inclusão digital.
De acordo com o estudo, vários fatores contribuem para destacar o universo feminino no mundo digital. Entre as mulheres que compõem a nova classe média digital, 53,4% delas são empreendedoras, em comparação ao percentual de 28,4% verificado em 2001.
Um exemplo disso é que as mulheres responderam por 53% do total de US$ 800 milhões contratados de microcrédito junto às instituições financeiras no Brasil em 2010, segundo dados do Banco Central.
A característica empreendedora das mulheres se deve ao fato de que elas estão melhores preparadas para iniciar e manter o próprio negócio. E também às responsabilidades que assumem hoje: na classe C, 30% delas são chefes de família.
O perfil das mulheres também está alinhado às novas tecnologias. Elas são multitarefas: são mais ativas do que os homens e têm maior facilidade para as mudanças. Também são mais verdadeiras no mundo online. Sobretudo, têm mais controle sobre os gastos online do que eles.
Por esses fatores, as mulheres comandam as inovações digitais na nova classe média. 40% delas gasta mais de duas horas diárias online e 33% preferem a internet à televisão. Inclusive 15% se sentem mais espertas depois de navegar pela rede.