O sexo casual, sem compromissos com o dia seguinte, é visto pela sociedade como uma coisa de homem. Há o mito de que as mulheres só vão para a cama se houver algum tipo de cumplicidade, que envolva paixão ou amor. Porém, a história hoje não é bem essa. Aquela velha ideia de que sexo casual é apenas uma prática do homem, que sai por aí conquistando mulheres e depois as abandonam, é algo ultrapassado.
Plataformas on line hoje facilitam esse tipo encontro e são muito usadas tanto por eles como por elas. O site de encontros C-date (www.c-date.com.br) conta com mais de 5 milhões de usuários ativos cadastrados no Brasil, sendo que 51% são do sexo feminino e 49% do masculino. Ou seja, as mulheres – casadas ou solteiras – também se permitem a esse tipo de relação que, dificilmente, passa de uma noite. O importante é deixar claro para o parceiro suas reais
Segundo a sexóloga Carla Cecarello, os homens são os que ainda têm mais facilidade em deixar isso claro, sem peso na consciência, por estarem acostumado com essa prática. No entanto, para conseguir isso, eles acabam recorrendo ao uso daquelas velhas frases prontas sobre sexo casual, mas que aos poucos estão sendo deixadas de lado porque as mulheres também estão aprendendo a aproveitar seus momentos, especialmente quando não estão em um romance, solteiras ou vivem de forma independente.
Mas é preciso lembrar que a paixão não escolhe hora nem lugar e você pode acabar se envolvendo afetivamente com alguém. O sexo pode ter sido muito bom e isso, para muitos, é uma porta aberta para um romance. Para quem quer evitar essa situação, estar com a cabeça bloqueada para o envolvimento amoroso, praticar o sexo por carência pode não ser uma ideia muito boa.
Engana-se quem pensa que a mulher não sabe separar sexo do amor. O ser humano em geral, dependendo do momento emocional em que se encontra, pode se envolver afetivamente fácil, mesmo no sexo casual. Por isso, praticar o sexo sem compromisso porque está se sentindo só, precisando de carinho, não é recomendado. Para a sexóloga, o certo é estar com a mente pronta para não se envolver ou não pensar em um relacionamento estável. Apesar de sexo casual ser bom para quem acabou de sair de um relacionamento longo e agora está querendo curtir, a prática de sexo sem compromisso é um momento somente desta pessoa, para que ela se conheça melhor e desfrute, sem culpa, os prazeres da vida.
“Não espere nada do outro. Vá para o sexo casual apenas para usufruir de seu prazer, do seu momento. Vá para se divertir. Mesmo que tenha sido maravilhoso, ele (ou ela) não vai te ligar e pode ser que não tenha uma próxima vez. Por isso, esteja preparado(a) para o término imediato, ou seja, esteja pronto(a) para o hoje, o aqui e agora”, recomenda a sexóloga do site.
Para quem se interessa pelo assunto e quer começar essa experiência, a dica mais importante é procurar por locais adequados e sérios para encontrar os parceiros. “É preciso procurar por sites de relacionamentos que ofereçam um serviço sério, em que você pode confiar e aproveitar para usufruir o que tem de bom no sexo casual. Foi assim que surgiu o C-date. Nele, as pessoas sabem que o encontro casual pode ou não terminar na cama, pode ou não ter o dia seguinte. Mais importante é que não há compromisso e nem a necessidade de justificar algo para a outra pessoa”, afirma Carla Cecarello.